Automação de sistema de irrigação Baseado na umidade do solo / Automation of the irrigation system Based on soil moisture

Camila Dias de Jesus, Márcio da Silva Vilela, Leonardo Nazário Silva dos Santos, Ana Carolina Bueno Borges, Murillo Vieira dos Santos

Abstract


Dentre os setores da economia, o setor agrícola é responsável pelo maior consumo de água doce, pois necessita de grande quantidade de água no processo de irrigação. Para minimizar esse consumo, o processo de irrigação exige um estudo ou medição das necessidades hídricas do solo de acordo com a cultura utilizada. Diante disso, este trabalho tem por objetivo realizar o manejo da irrigação com base nos dados de umidade do solo fornecida por sensores capacitivos. Os sensores foram instalados na área de cultivo, determinando o momento adequado para a irrigação. Uma interface web foi elaborada, possibilitando ao usuário do sistema de irrigação, monitorar a umidade do solo e habilitar ou desabilitar a irrigação automática do sistema.


Keywords


Microaspersão, Raspberry PI.

References


HAGUENAUER, G. M. Tecnologias de irrigação e o uso eficiente da água: o caso do gotejamento subsuperficial. Rio de Janeiro. p.64, 2016. Dissertação.

JUNIOR, J. A. J.; SALES, D. L. A.; PEREIRA, R. M.; RODRIGUEZ, W. D. M.; CASAROLI, D.;

EVANGELISTA, A. W. P.. Viabilidade ecônomica da irrigação por pivô central nas culturas de soja, milho e tomate. Pesquisa Agropecuária Pernambucana, v. 22, n. u, 2017.

MATOS, R. M.; NETO, J. D.; LIMA, A. S.; SILVA, P. F.; BORGES, V. E.; SOBRINHO, T. G. Teor de umidade por diferentes métodos em neossolo do semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.11, n.4, p. 1588 - 1597, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-322

Refbacks

  • There are currently no refbacks.