Resolutividade do atendimento interprofissional no tratamento oportuno de complicações da diabetes –um relato de caso / Resolutivity of interprofessional service in the opportunity treatment of diabetes complications - a case report

Danila Araújo e Silva, Luísa Caroline Costa Abreu, Cauê Sousa Cruz e Silva

Abstract


Objetivo: Evidenciar o potencial resolutivo da atenção integral em paciente portador de diabetes mellitus no contexto da atenção primária. Relato de caso: Paciente, do sexo masculino, portador de diabetes e ferida de pé diabético é assistido por equipe interprofissional, que propõe tratamento oportuno e resolutivo, a fim de se evitar desfechos indesejáveis e acolher todas sua complexidade, enquanto indivíduo único. Considerações finais: Ao observar o referido caso, aprecia-se a importância da colaboração interprofissional, pois assim aliam as competências de profissionais diversos e suas percepções acerca do paciente na elaboração de proposta terapêutica personalizada. Isso corrobora para receptividade e adoção do paciente ao tratamento, bem como promove impactos na otimização de recursos do sistema público de saúde, ao minimizar as intervenções da atenção secundária, de maior custo. 


Keywords


Crítica; Mídia; Cultura da violência; Hermenêutica; Alteridade.

References


Brasil. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Brasília-DF, Brasil.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. 2012. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Araújo, M. B. D. S., & Rocha, P. D. M. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & saúde coletiva, 2007, 12, 455-464.

Organização Mundial da Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento. Brasília, 2018.

Peduzzi, M. The SUS is interprofessional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 199-201, 2016.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília, 2013.

Souza R M P & Costa P P. Da Costa M V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. Nova Formação em Saúde Pública aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Rio de Janeiro, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-326

Refbacks

  • There are currently no refbacks.