Coordenação pedagógica no método avaliativo escolar / Pedagogical coordination in the school assessment method

Authors

  • Josefa Natali da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-345

Keywords:

Avaliação, Coordenador pedagógico, Educação.Professor.

Abstract

O presente estudo retrata uma pesquisa realizada junto à coordenação pedagógica no método avaliativo escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Júlia Francisca Gomes do Município de Cumaru-PE, tendo como objetivo reconhecer as principais funções do coordenador pedagógico no método avaliativo. Optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando um questionário como instrumento para levantamento de dados. Os resultados mostraram a importância do coordenador pedagógico na organização e orientação de trabalho no desenvolvimento da avaliação desenvolvida pelos professores. Em relação aos problemas existentes no trabalho do coordenador, percebemos que tem uma grande demanda de substituições em sala de aula por causa das frequentes ausências dos professores por causas de atestados de saúde restringem sua ação junto aos professores. Concluímos, então, que é de grande importância para o coordenador pedagógico que tenha uma reorganização do trabalho pedagógico na escola de maneira a garantir seu desempenho como agente formador, já que essa é a função estabelecida para o mesmo, além da obrigação de um maior entrosamento sobre suas verdadeiras funções junto aos professores.

References

ALMEIDA, L.R. O coordenador pedagógico e a formação docente. 4ª ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

AUGUSTO, S. Desafios do coordenador pedagógico. Nova Escola. São Paulo, 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.brescolar/coordenador-pedagogico/desafios-coordenador-pedagogicohtml. Acesso em 08 jul.2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). In:

BRASIL. TV Escola. Salto para o futuro. Coordenação pedagógica em foco. Ano XXII, Editora Abril, 2012. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/CoordenacaoPedagogica.pdf. Acesso em 08 jul.2019.

CHAUÍ, M. Ventos do progresso: a universidade administrativa. Descaminhos da educação. São Paulo: Cortez, 1998.

Distrito Federal (BRASIL). Secretaria de Estado de Educação. Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, 5ª. Ed – Brasília, 2009.

ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3ª edição. Rio de Janeiro, 2002.

FREIRE, P. Alfabetização e Cidadania. Nº 2. A constituição de uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 1996.

FREITAS, L. C. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, J. C. A principal função do coordenador pedagógico, 2004.

TRIVIÑOS, A. N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: a prática reflexiva, São Paulo: Atlas, 1992.

VILLAS, B. B. M. de F. Avaliação Formativa: Práticas inovadoras. Campinas: Papirus. 2011.

______ Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.

Published

2020-01-30

How to Cite

da Silva, J. N. (2020). Coordenação pedagógica no método avaliativo escolar / Pedagogical coordination in the school assessment method. Brazilian Journal of Development, 6(1), 4195–4806. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-345

Issue

Section

Original Papers