O pêndulo simples como mediador de conceitos e métodos no ensino de Física/ The simple pendulum mediating concepts and methods in teaching of Physics

Authors

  • Thiago de Cacio Luchese
  • Alecsander Mergen
  • Rosália Andrighetto
  • Rosália Andrighetto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-352

Keywords:

Tracker, empirismo, modelagem.

Abstract

Apresentamos o pêndulo simples como ferramenta capaz de mediar a construção de conceitos e metodologias investigativas relevantes para a Física e seu ensino. Embora abordado à exaustão na literatura correlata, o pêndulo simples e seu potencial qual mediador de conceitos no âmbito de ensino-aprendizagem dos estudantes está aquém de ser exaurido. Ao explorá-lo com auxílio de um software livre para a aquisição e o processamento de dados, o Tracker, permite-se a vivência com tecnologias de informação e comunicação para a construção de dados quantitativos relevantes, tanto em um ambiente de sala de aula quanto em um estudo dirigido. Pretende-se que a exposição desse trabalho venha a estimular o desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula e, para além disso, que venha a ser frutífero no desenvolvimento de aprendizagem crítica das Ciências, de seu contexto (história, implicações sociais, econômicas e culturais) e das suas limitações, viabilizando a construção prática de um ambiente propício à multidisciplinaridade, seja no ensino básico ou superior.

References

Machado, J.; Cruz, S. M. S. C. de S. Conhecimento, realidade e ensino de física: modelização em uma inspiração bungeana. Ciência e Educação 17, 887 (2011).

Nelson, R. A.; Olsson, M. G. The pendulum - Rich physics from a simple system. American Journal of Physics 54, 112 (1986).

Carvalhaes, C. G.; Suppes, P. O cálculo de alta precisão do período do pêndulo simples. Revista Brasileira de Ensino de Física 31, 2701 (2009).

Lopes, F. S.; Suave, R. N.; Nogueira, J. A. Uma revisão das aproximações lineares para grandes amplitudes de oscilação do período de um pêndulo simples. Revista Brasileira de Ensino de Física 40, e3313 (2018).

Suave, R. N.; Nogueira, J. A. Uma discussão sobre as aproximações na determinação do período máximo de um pêndulo simples. Revista Brasileira de Ensino de Física 38, e2501 (2016).

Silveira, F. L. da; Ostermann, F. A insustentabilidade da proposta indutivista de ``descobrir a lei a partir de resultados experimentais''. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 19 (número especial), 7 (2002).

Matthews, M. Metodologia e política em ciência: o destino da proposta de Huygens de 1673 para adoção do pêndulo de segundos como um padrão internacional de comprimento e algumas sugestões educacionais. Caderno Catarinense de Ensino de Física 18, 7 (2001).

Kuhn, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. Editora Perspectiva (1998).

Tracker. Disponível em: <https://physlets.org/tracker/>. Acesso em: 11 de Julho de 2019.

Bonventi Jr., W.; Aranha, N. Estudo das oscilações amortecidas de um pêndulo físico com o auxílio do “Tracker”. Revista Brasileira de Ensino de Física 37, 2504 (2015).

Bezerra Jr., A. G.; Oliveira, L. P. de; Lenz, J. A.; Saavedra, N. Videoanálise com o software livre Tracker no laboratório didático de Física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 29, Número Especial 1, 469 (2012).

Silveira, F. L. da. Estudo empírico da relação entre o período e a amplitude de um pêndulo simples. Caderno Catarinense de Ensino de Física 3, 134 (1986).

Piacentini, J. J.; Grandi, B. C. S.; Hofmann, M. P.; Lima, F. R. R. de; Zimmermann, E. Introdução ao Laboratório de Física. 5 ed. Editora da UFSC (2015).

Published

2020-01-30

How to Cite

Luchese, T. de C., Mergen, A., Andrighetto, R., & Andrighetto, R. (2020). O pêndulo simples como mediador de conceitos e métodos no ensino de Física/ The simple pendulum mediating concepts and methods in teaching of Physics. Brazilian Journal of Development, 6(1), 4891–4908. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-352

Issue

Section

Original Papers