Estrutura Organizacional e Classificação de Órgãos Públicos: um estudo de caso na UTFPR / Organizational Structure and Public Departments´ Classification: a case study in UTFPR

Authors

  • Priscilla Lopes Bertolino
  • Dario Dergint
  • Maurício Alves Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-047

Keywords:

Estrutura Organizacional. Órgãos Públicos. Gestão Universitária.

Abstract

A compreensão sobre o modo como está estabelecida a estrutura administrativa de instituições universitárias é fundamental para a dirimir os gargalos e explorar as potencialidades relacionadas aos modelos adotados por essas organizações. O objetivo desta pesquisa é o de classificar os órgãos pertencentes à estrutura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de acordo com o modelo proposto por Di Pietro (2016), de modo que as informações obtidas a partir desta sistematização produzam subsídios à gestão. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Por meio de pesquisas de caráter bibliográfico e documental foi possível a elaboração de quadros, em que os órgãos da UTFPR foram classificados e, por conseguinte, forneceram os dados necessários à análise pretendida. O método utilizado para o alcance dos objetivos desta pesquisa foi o estudo de caso. Os resultados mais significativos da análise mostraram que a maior parte dos órgãos da UTFPR apresentam composição coletiva, estrutura composta e natureza ativa. Também evidenciou que as estruturas dos Campi e da Reitoria são bastante semelhantes, contudo, nesta relação apresentam-se fatores de complexidade relacionados à dispersão geográfica. Os dados obtidos com a pesquisa mostram-se importantes subsídios para tomada de decisão por parte dos gestores, no que se refere aos fluxos de tarefas, relações de hierarquia e subordinação e aperfeiçoamento de processos.

References

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 29 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Prentice?Hall, 2007.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 29. Ed. São Paulo, Atlas, 2016.

FALCÃO-MARTINS, H. Uma metodologia de modelagem da estrutura organizacional. Brasília: ENAP: Escola Nacional de Administração. Cadernos ENAP, nº 28, 2011. Disponível em:

<http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fuma_metodologia.pdf>. Acesso em: 10 jun.2017. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HALL, Richard H. Organizações – Estruturas, Processos e Resultados. 8ª ed. Rio de Janeiro: Prentice- Hall, 2004.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 30. Ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

MEYER Jr., V.. A prática da administração universitária: contribuições para a teoria. Universidade em Debate, v. 2, p. 12-26, 2014.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Estatuto da UTFPR. Disponível em

<http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais/estatuto- 1/Estatuto%20da%20UTFPR.pdf>. Acesso em 30 jun. 2017.

. Organograma da Reitoria. Disponível em <http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos- institucionais/organograma_reitoria/>. Acesso em 17 de jun. de 2017.

. Organograma dos Câmpus. Disponível em <https://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos- institucionais/organograma-dos-campus/view>. Acesso em 17 de jun. de 2017.

. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Disponível em < http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/diretorias-de-gestao/dircom/noticias/noticias/link/versao- preliminar-do-pdi-2013-2017>. Acesso em 10 de jul. de 2017.

. Regimento dos Campi da UTFPR. Disponível em

<http://www.utfpr.edu.br/cornelioprocopio/comissoes/Regimento_dos_Campi_UTFPR.pdf>. Acesso em 29 de jun. de 2017.

. Regimento Geral da UTFPR. Disponível em < http://www.utfpr.edu.br/a- instituicao/documentos-institucionais/regimento-geral/RegimentoGeral-AprovCOUNI-07- 2009V%20finalPublica.pdf>. Acesso em 29 de jun. de 2017.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2020-02-05

How to Cite

Bertolino, P. L., Dergint, D., & Mendes, M. A. (2020). Estrutura Organizacional e Classificação de Órgãos Públicos: um estudo de caso na UTFPR / Organizational Structure and Public Departments´ Classification: a case study in UTFPR. Brazilian Journal of Development, 6(2), 5916–5930. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-047

Issue

Section

Original Papers