Informações presentes na passagem de plantão e as implicações para a assistência/ Information present in the transmission pass and the implications for assistance

Authors

  • Adriana Avanzi Marques Pinto
  • Heloisa Helena de Almeida Sanches Pinheiro de Britto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-196

Keywords:

passagem de plantão, roteiro sistematizado, planejamento de assistência ao paciente.

Abstract

Objetivo: a respectiva pesquisa buscou avaliar as informações transmitidas durante a passagem de plantão no ambiente hospitalar e de pronto atendimento e conhecer concepção dos enfermeiros sobre quais são as informações são importantes serem transmitidas durante a passagem de plantão. Método: foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de dois instrumentos de coleta de dados. O primeiro acompanhou as informações passadas durante a passagem de plantão e o outro avaliou a opinião dos profissionais de saúde sobre quais seriam as informações importantes a serem transmitidas durante a passagem de plantão. Resultados: considerando os âmbitos da pesquisas e os acompanhamentos das passagens de plantão, com o profissional enfermeiro, obteve-se opiniões expressivas e que se complementassem acerca da importância das informações transmitidas na troca de turno. Notou-se posturas que dialogassem entre a reflexão e a prática e habilidade do profissional em transmitir os informes, assim como presenças que se distanciam-se de sua opinião sobre as relevâncias das informações. As implicações para a assistência se identificaram e manteram-se como as rotineiras dentro do serviço de assistência à saúde. Conclusão: consta-se que existam fatores que dificultem a passagem de plantão e a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, como a falta de sistematização das informações a serem transmitidas nesse momento, o que pode gerar uma passagem de plantão extensa e cansativa ou rápida, que não contemple todas as informações para a continuidade do cuidado e demandas administrativas da unidade.

References

BARBOSA, P. M. K. et al. Organização do processo de trabalho para passagem de plantão utilizando escore para dependência e risco clínico. Rev. Adm. Saúde, v. 15, n.58, 2013.

BRASIL. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Fundação Oswaldo Cruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_n acional_seguranca.pdf. Acesso em: 18 de jul. 2018.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Disponível em: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/parecer_coren_sp_2010_9.pdf. Acesso em 18 de jul. 2018. PEREIRA, B. T. et al.

GOELZER et al. A comunicação na passagem de plantão e sua repercussão na segurança do paciente. In: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Unijuí 2017.OLIVEIRA, M. C. ROCHA, R. G. M. Reflexão acerca da passagem de plantão: implicações na continuidade da assistência de enfermagem. Enf. Revista v. 19, n.2 mai/ago (2016).

SIQUEIRA, I. L. C. P. KURCGANT, P. Passagem de plantão: falando de paradigmas e estratégias. Acta Paul Enferm. 2005;18(4):446-51.

PEREIRA, B. T. BRITO, C. A. PONTE, G. C. GUIMARÃES, E. M. P. A passagem de plantão e a corrida de leite como instrumentos norteadores para o planejamento da assistência de Enfermagem. REME – Rev. Min. Enferm, v.15, n. 2, p. 283-289, 2011.

Published

2020-02-18

How to Cite

Pinto, A. A. M., & Pinheiro de Britto, H. H. de A. S. (2020). Informações presentes na passagem de plantão e as implicações para a assistência/ Information present in the transmission pass and the implications for assistance. Brazilian Journal of Development, 6(2), 7948–7961. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-196

Issue

Section

Original Papers