Aplicação do mapeamento do fluxo de valor para identificação e redução de desperdícios na linha de montagem de circuitos eletrônicos/ Application of value flow mapping to identify and reduce waste on the electronic circuit assembly line

Authors

  • Thais da Silva
  • Claudilaine Caldas de Oliveira
  • Rony Peterson da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-212

Keywords:

Lean Manufacturing, Produção Enxuta, Desperdícios

Abstract

O presente estudo visa mapear o processo da linha de montagem do circuito potência CSPA12 – 21 PRB00277, utilizando o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) como ferramenta para identificação e redução das principais causas geradoras de desperdícios. Trata-se de uma pesquisa com método de abordagem quanti-qualitativo, classificada, quanto aos fins, exploratória e descritiva e, quanto aos meios, como bibliográfica e estudo de caso. Os resultados do estudo com a aplicação do MFV na linha de montagem, identificou a situação atual do processo de produção da empresa estudada, demosntrando a necessidade de melhorias. Assim, elaborou-se um mapeamento com sugestões de melhoria e implantação. Desse modo, com as melhorias será possível reduzir o Lead Time de processamento de 6,1 dias para 3,2 dias, bem como a redução do tempo de processamento e tempo de espera de 1207,66 para 855,9 segundos e 50,18 para 30,18 horas consecutivamente. Com os resultados deste estudo, pode-se comprovar que o MFV é muito eficaz para redução das perdas e desperdícios encontrados no processo.

References

FAVARETTO, S. Análise das práticas da manufatura enxuta em uma indústria de alimentos. 2012. 70 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

GHINATO, P. Elementos Fundamentais do Sistema Toyota de Produção. In: ALMEIDA, A. T; SOUZA, F. M. C. Produção e Competitividade: Aplicações e Inovações. Recife: Editora da UFPE, 2000.

HILLEBRAND, M. V. J; DOCKHORN, M. R. Proposta de melhorias em uma linha de montagem de uma indústria automotiva através do mapeamento do fluxo de valor. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

LEAN INSTITUTE BRASIL - LIB. Mapeamento do Fluxo de Valor. 2017. Disponível em: <http://www.lean.org.br/workshop/25/mapeamento-do-fluxo-de-valor.aspx>. Acesso em 21 de out. 2017.

MELO, P; GUTIERREZ, R; ROSA, S. Complexo eletrônico: o segmento de placas de circuito impresso. Complexo eletrônico: o segmento de placas de circuito impresso. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 7, p. 93-108, 1998.

OHNO, T. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Tradução de Cristina Schumacher. Porto Alegre: Bookman, 1997.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. Prefácio em português de José Ferro. São Paulo: Lean Institute, 2003.

SILVA, D. M. aplicação das ferramentas da qualidade em uma indústria eletrônica: estudo de caso para redução de defeitos na montagem de placas de circuito impresso. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de Pesquisa em Administração. 8ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VIEIRA, M. G. Aplicação do mapeamento do fluxo de valor para avaliação de um sistema de produção. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

WOMACK, J. P; JONES, D.T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. 6ed. Prefácio de José Ferro. São Paulo: Lean Institute, 2004.

Published

2020-02-19

How to Cite

Silva, T. da, Oliveira, C. C. de, & Rocha, R. P. da. (2020). Aplicação do mapeamento do fluxo de valor para identificação e redução de desperdícios na linha de montagem de circuitos eletrônicos/ Application of value flow mapping to identify and reduce waste on the electronic circuit assembly line. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8188–8204. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-212

Issue

Section

Original Papers