Influência do período de colheita na qualidade do cacau da Indicação Geográfica Sul da Bahia/ Influence of the harvest period on cocoa quality of the Southern Bahia Geographical Indication

Authors

  • Cristiano de Souza Sant` Ana
  • Ivan de Oliveira Pereira
  • Adriana Cristian Reis Ferreira
  • Almir Vieira Silva
  • Leandro Soares Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-221

Keywords:

Denominação de origem, Cacau Catongo, Safra Temporã, Cacau Sul Bahia.

Abstract

Em abril de 2018 foi reconhecida pelo INPI a Indicação Geográfica Sul da Bahia de amêndoas de cacau, instrumento legal de reconhecimento das regiões que se destacam por produtos singulares de qualidade diferenciada. O presente estudo procurou avaliar os níveis de qualidade das amêndoas de cacau produzidas na delimitação da IG Sul da Bahia em diferentes épocas de colheita. Foram observados resultados de análises laboratoriais de cacau, feitas no Centro de Inovação do Cacau – CIC/PCTSB, seguindo-se procedimentos internacionais (ISO 2451/2014).  A caracterização do grau qualidade do cacau teve como base o padrão da IG Sul da Bahia. Foram utilizados 42 laudos completos de 7 propriedades produtoras de cacau com qualidade superior/IG Sul da Bahia em 6 diferentes municípios da área de estudo, sendo avaliados 11 atributos de qualidade nas análises. O Peso médio da amêndoa (PMA), percentual de Amêndoas Achatadas (ACH), percentual de Amêndoas com Mofo interno (MI), Índice Total de Defeitos (IDT), percentual de Amêndoas Parcialmente fermentadas (PF), percentual de Amêndoas Marrons (M) percentual de Amêndoas Brancas sem fissura (BSF), e PH não apresentaram diferença significativa entre os períodos de colheita estudados, já o percentual de Amêndoas Brancas compartimentadas (BC), Índice de Fermentação (IF) e percentual de Amêndoas Brancas totais (BT) apresentaram diferença significativa entre si nos dois períodos estudados. Concluiu-se que a Indicação Geográfica Sul da Bahia contribui de forma positiva com a manutenção do padrão de qualidade superior do cacau produzido nos diferentes períodos de colheita e na safra temporã observou-se maiores valores no percentual de Amêndoas Brancas totais (BT), este fato contribui para futuros estudos de embasamento técnico visando a solicitação de uma Denominação de Origem (DO) Sul da Bahia.  

References

ACSB (ASSOCIAÇÃO CACAU SUL BAHIA). Regulamento de Uso da IP Sul da Bahia de 24 de abril de 2018. Ilhéus – Ba.

ANDRADE, I. S.; Mapeamento da Autoincompatibilidade Sexual do cacau e certificação genética dos clones TSH-1188 E CCN-51 por meio de marcadores microssatélites. Dissertação. UESC, Ilhéus-BA; 2009, 89 p.

BATALHA, G. P.; Caracterização do cacau Catongo de São Tomé e Príncipe. Dissertação. Instituto Superior de Agronomia – Lisboa, 2009, 101p.

FERREIRA, A. C. R.; SANT'ANA, C. S. Guia da indicação Geográfica Sul da Bahia. Editora: PTCSB, Ilhéus-BA; 2017, 59 p.

FERREIRA, A. C. R.; Indicação Geográfica Sul da Bahia – Beneficiamento de Cacau de Qualidade Superior. Editora: PTCSB, Ilhéus-BA; 2017, 73 p.

FERREIRA, A. C. R.; Indicação Geográfica Sul da Bahia – Manual de Controle de Qualidade do Cacau Sul da Bahia. Editora: PTCSB, Ilhéus-BA; 2017, 47 p.

FERREIRA, A. C. R.; Guia de Beneficiamento de Cacau de Qualidade. Instituto Cabruca. Ilhéus, Bahia: 2013, 52p.

INPI (INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADEINDUSTRIAL). Resolução n.75 INPI de 28 de novembro de 2000. Estabelece as condições para o registro das indicações geográficas. Rio de Janeiro, RJ.

INPI (INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL); SEBRAE (SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS). Guia de implementação de indicações geográficas para produtos: orientações para o desenvolvimento de projetos para o reconhecimento de uma indicação geográfica no INPI. Brasília, 2011, 86p.

MAPA (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO BRASIL); Instrução Normativa nº 38, de 23 de junho de 2008. Brasília – DF.

SAITO, S. T,; Nota Técnica. Entendendo o Relatório de Classificação de Amêndoas. PTCSB, Ilhéus-BA; 2019, 6 p.

SILVA, A.V. et al.; Caracterização Geográfica de amêndoas de cacau oriundas de diferentes regiões produtoras do Estado da Bahia, mediante emprego de parâmetros classificatórios internacionais. Anais do Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, dezembro de 2017, Salvador, Brasil; 254 p.

SILVA, V. A. Et al.; Multi-stable isotope analysis as a tool for assessing the geographic provenance of dairy products: A case study using buffalo’s milk and cheese samples from the Amazon basin, Brazil. International Dairy Journal, n. 35, p. 107 a 110, 2014.

VALENTE, M. E. R. et al.; O processo de reconhecimento das indicações geográficas de alimentos e bebidas brasileiras: regulamento de uso, delimitação da área e diferenciação do produto. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.7, p.1330-1336, jul, 2013.

Published

2020-02-20

How to Cite

Ana, C. de S. S., Pereira, I. de O., Ferreira, A. C. R., Silva, A. V., & Santos, L. S. (2020). Influência do período de colheita na qualidade do cacau da Indicação Geográfica Sul da Bahia/ Influence of the harvest period on cocoa quality of the Southern Bahia Geographical Indication. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8295–8306. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-221

Issue

Section

Original Papers