Currículo na educação de jovens e adultos: desafios e contradições/ Curriculum on youth and adult education: challenges and contradictions

Authors

  • Adelson da Cruz
  • Maria Romana Gonçalves Reis
  • Georgina Negrão Kalife Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-297

Keywords:

Educação de jovens e Adultos, Currículo, Poder, Conhecimento.

Abstract

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo responder o seguinte questionamento, Currículo na Educação de Jovens e Adultos como sinônimo de poder ou construção de conhecimentos? Está dividido em três momentos: análise da EJA a partir de aspectos históricos e conceituais, em que buscamos realizar uma breve contextualização sobre a Educação de Jovens e adultos no Brasil; abordagem sobre as definições de currículo enquanto sinônimo de poder, lista de conteúdos e rol de disciplinas e; análise da proposta curricular da EJA na SEMED do município de Augusto Corrêa. Trabalharemos com autores como Lima (2008), Moraes (2006), Silva (2003), Souza (2003); os dispositivos legais em vigor no Brasil e a Proposta Curricular da EJA do município em foco. Os resultados nos indicam que de 2010 a 2016 foram elaboradas duas propostas educacionais que permitiu a compreensão de qual concepção norteou o currículo da EJA num e noutro período. Observou-se que a proposta curricular que predominou no primeiro período estava alicerçada numa visão limitada e simplista de educação que valoriza a hierarquização, dividindo os conteúdos e as disciplinas a serem ensinados aos educandos. O currículo foi concebido numa concepção tradicional representado por uma sucessão de disciplinas com conteúdos, métodos, procedimentos, objetivos e regras avaliativas pré-estabelecidos por técnicos educacionais da secretaria de educação. Já a segunda proposta curricular fundamentou-se numa perspectiva freireana de educação, pautada na relação dialógica entre os conhecimentos científicos e os do cotidiano num processo de ressignificação desses conhecimentos valorizando a cultura dos educandos. Em suma há de se considerar diante das análises feitas nas duas propostas curriculares que a primeira pautou-se numa concepção de currículo como sinônimo de poder, materializado numa sucessão de disciplinas e a segunda numa visão crítica de currículo fundamentado numa assertiva de construção de conhecimentos.

References

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

_______. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: MEC, 2000.

_______. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: MEC, 2010.

BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Org.: LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luzia Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, set. 2005.

LIMA, Elvira Souza. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. Organização de Janete Beauchamp, Denise Pagel e Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. Atuação psicopedagogia institucional na EJA: a prática da negociação nos processos de ensino e aprendizagem na escola. Ciências & letras, Porto Alegre, 2006.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Denise; SILVA, Tomas Tadeu da. Documento de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Princípios pedagógicos na educação de jovens e adultos. Revista da Alfabetização Solidária, São Paulo, 2004.

VILAR, Joelma Carvalho; ANJOS, Isa Regina Santos dos. Currículo e Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. Espaço do Currículo, 2014. Disponível em: .

Published

2020-02-27

How to Cite

Cruz, A. da, Reis, M. R. G., & Cordeiro, G. N. K. (2020). Currículo na educação de jovens e adultos: desafios e contradições/ Curriculum on youth and adult education: challenges and contradictions. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9306–9319. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-297

Issue

Section

Original Papers