A importância de Frida Vingren para a história da Assembléia de Deus no Brasil/ The importance of Frida Vingren for the history of the Assembly of God in Brazil

Authors

  • Sulianne Idalior Paião Rosado
  • Vander Anderson Paião
  • Andrea Lima Resende
  • Suanne Malu Paião Ferreira
  • Liliane Costa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-300

Keywords:

Mulher, liderança feminina, ministério feminino, missionária.

Abstract

O presente trabalho reflete sobre a vida de Frida Vingren, ícone feminino que se destaca no período de implantação da Igreja Assembléia de Deus na região Norte. A liderança exercida por Frida foi de suma importância para a consolidação da Assembléia de Deus no Brasil. Todavia, a história oficial desta denominação pentecostal raramente dá ênfase à sua participação para a construção das bases assembleianas. Frida, uma mulher à frente de seu tempo, viajou sozinha da Suécia para o Brasil e exerceu um intenso trabalho pastoral e literário. Em 1930, foi proibida de exercer seu ministério e sua figura é quase inexistente na história oficial das Assembléias de Deus. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é destacar que Frida Vingren deixou sua marca na história, bem como destacar que foi a primeira mulher a participar politicamente das decisões da Assembléia de Deus no Brasil.

References

ALENCAR, Gedeon Freire de. MATRIZ PENTECOSTAL BRASILEIRA: Assembléia de Deus 1911-2011. Rio de Janeiro: Diálogos, 2013.

FROMM, Erick. O dogma de Cristo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986

JOSÉ, Marcos. FRIDA VINGREN: uma liderança feminina pioneira. Disponível em: <http://pentecostalismo.wordpress.com/2009/06/17/frida-vingren-uma-lideranca-feminina-pioneira/>. Acesso em 02 Abr de 2014.

LIGHTFOOT, Neil R. O Papel da Mulher – Perspectivas do Novo Testamento. São Paulo: Ed Vida Crista. 1979.

MIRANDA, Timóteo. FRIDA VINGREN, vida de sofrimentos e lutas. Disponível em http://prtimoteo.blogspot.com.br/2011/07/frida-vingren-vida-de-sofrimentos-e.html. Acesso em 02 Abr 2014.

ROSADO, Maria José. O impacto do feminismo sobre o estudo das religiões. PUC SP, 2001.

SANTANA, Mario Sergio de. BIOGRAFIA DE FRIDA VINGREN: versão CPAD. Disponível em: <http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/2014/01/biografia-de-frida-vingren-versao-cpad.html>. Acesso em 02 Abr 2014.

SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. Caminhos da Sabedoria: uma introdução à interpretação bíblica feminista. Tradução de Monika Ottermann. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2009.

STEGEMANN, Ekkhard W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianinsmo: os primórdios do judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. Tradução de Nélio Schneider. São Leopoldo: Sinodal, 2004. PUC SP

Published

2020-02-27

How to Cite

Rosado, S. I. P., Paião, V. A., Resende, A. L., Ferreira, S. M. P., & Oliveira, L. C. de. (2020). A importância de Frida Vingren para a história da Assembléia de Deus no Brasil/ The importance of Frida Vingren for the history of the Assembly of God in Brazil. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9346–9356. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-300

Issue

Section

Original Papers