Análise da estrutura tarifária de energia elétrica de uma unidade consumidora utilizando modelo de otimização para demanda contratada / Analysis of the electrical energy tariff structure of a consumer unit using the optimization model for contracted demand

Authors

  • Rafael Cruz Borges
  • Karoline Yasmim Ramos
  • Noellen Caroline Cavalcanti de Araujo
  • Rílary Oliveira de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-037

Keywords:

Demanda de energia, Eficiência energética, Estrutura tarifária, Modelo de otimização,

Abstract

A energia elétrica é o tipo de energia mais utilizada nos processos produtivos, dessa forma, para uma unidade consumidora, a gestão do uso da energia elétrica é um fator primordial, de forma a buscar sempre a redução dos custos. Através de uma análise detalhada do uso da energia elétrica por parte da unidade consumidora, pode-se ajustar a melhor modalidade tarifária que resulte no menor custo médio da energia. Dessa maneira, objetivou-se determinar a melhor modalidade tarifária e demanda a serem contratadas pela Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. O estudo foi realizado na UFR, em que atualmente, o fornecimento de energia elétrica para a instituição é realizado em tensão primária de 13,8 kV enquadrada no subgrupo A4 e incidindo a modalidade tarifária verde. Foi realizada uma análise completa das faturas de energia elétrica de agosto de 2016 a março de 2018. Após o levantamento de dados, para a escolha da melhor demanda a ser contratada, foi utilizada duas metodologias, sendo a primeira um modelo matemático de otimização através da ferramenta Solver do software Microsoft Excel em um processo de minimização de custo, aplicando o método GRG Não Linear. Na segunda metodologia, foi utilizado o método 5%. A correção de demanda, realizada através da primeira metodologia (Solver), mostrou-se mais vantajosa, ainda que ambas metodologias apresentaram resultados expressivos. Além disso, foi possível constatar que é necessário fazer a correção do fator de potência do empreendimento, pois essa correção pode gerar mais uma economia de 4% do valor faturado inicialmente, que somados ao caso gerado pela melhor metodologia geraria uma economia total superior a 16%.

References

ANEEL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa n° 414, de 9 de setembro de 2010. Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada.

ANEEL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Condições gerais de fornecimento de energia elétrica – resolução normativa 414/2010. 2016.

ELETROBRAS. Manual de Tarifação da Energia Elétrica. Eletrobrás, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, PROCEL, 2011.

ELEKTRO et al. Eficiência Energética: Fundamentos e Aplicações. Elektro, Universidade

Federal de Itajubá, Excen, Fupai. 1. a edição. Campinas, 2012.

GUELFI, R. Análise da relação entre o faturamento do consumo de energia elétrica e demanda de potência ativa e reativa utilizando hiperboloides de carga e potência. 2007. 139p. (Dissertação de mestrado) – Faculdade de Engenharia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ilha Solteira, 2007.

KHAN, M. T-I.; PATHIK, B. B. A comprehensive study on photovoltaic irrigation system for different crop cultivation: financial evaluation perspective. Journal of Electrical Engineering. 2014. p. 228-237.

REZENDE, J. P.; ESTREMOTE, M. A. Estudo e criação de um software para enquadramento tarifário do subgrupo A4, utilizando as normas vigentes da Aneel (maio/2001). II Jornada do Conhecimento e da Tecnologia. UNIVEM, Marília, 2001.

SACOMAN, G. A. R. Otimização de projetos utilizando GRG, Solver e Excel. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.

Published

2020-03-04

How to Cite

Borges, R. C., Ramos, K. Y., Araujo, N. C. C. de, & Abreu, R. O. de. (2020). Análise da estrutura tarifária de energia elétrica de uma unidade consumidora utilizando modelo de otimização para demanda contratada / Analysis of the electrical energy tariff structure of a consumer unit using the optimization model for contracted demand. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10060–10071. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-037

Issue

Section

Original Papers