Máquinas e equipamentos de Terraplenagem: demonstração do cálculo de rendimento / The earthmoving machinery and equipment: main features and applications

Authors

  • Raphaela Bemmuyal de Andrade da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-065

Keywords:

Terraplenagem, Máquinas, Equipamentos, Rendimento.

Abstract

Os serviços de terraplenagem em uma obra é parte fundamental no sucesso de um empreendimento. Para garantir uma eficiente obra de terraplenagem é necessário, além do acompanhamento de um profissional qualificado, a boa escolha de equipamentos e máquinas para cada etapa específica, bem como o cálculo de rendimento para melhor dimensionamento da patrulha da obra, para assim se alcançar a produtividade esperada. Este estudo tem como objetivo analisar as funções e aplicações das máquinas e equipamentos de terraplenagem, bem como demonstrar o cálculo de rendimento das máquinas operatrizes para auxiliar no dimensionamento de patrulha e determinação dos custos de uma obra de movimentação de terra. No cenário atual, a busca por máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes, com custo-benefício elevado e que tenham menor impacto ao meio ambiente tem crescido velozmente.  Com isso, novas tecnologias surgem a todo o momento, remodelando máquinas e equipamentos já existentes, inserindo modelos computacionais que permitem o controle em tempo real, grandes investimentos na redução do consumo de combustíveis e na emissão de gases poluentes, gerando cada vez mais aumento na produtividade na realização dos serviços. O estudo do presente artigo tem como finalidade auxiliar no conhecimento das máquinas e equipamentos de maior uso em obras de terraplenagem, elencando suas aplicações e funções básicas e cálculo de rendimento de máquinas operatrizes.

References

CALHAU, F. E. C. Apoio à Decisão na Seleção de Equipamentos de Escavação. Lisboa-Portugal, 60p., 2013. Monografia (Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado Integrado em Engenharia Civil) – Instituto Superior Técnico Lisboa.

CATERPILLAR. Manual de produção Caterpillar. Edição 31. Peoria, EUA, 2000.

SANHUEZA, J. F. & DIEZ, P. Estudo de produção de um sistema de controle de máquinas de terraplenagem. REEC - Revista Eletrônica De Engenharia Civil, Goiania, 22 dez. 2014. v.9. https://doi.org/10.5216/reec.v9i3.31986

Novas tecnologias impulsionam vendas de máquinas para construção civil. Revista Construa Negócios. Fortaleza, jan. 2019. p.1.

PEREIRA, B. I. Seleção e dimensionamento da frota de carregamento via simulação estudo de caso mina Ferro+ Mineração. Ouro Preto, 84p., 2019. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.

SILVA, F. B. Avaliação da conformidade dos requisitos técnicos nos serviços de terraplenagem de empreendimentos residenciais: Estudo de caso. Araruna, 50p., 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba.

COURI, D. Máquinas e equipamentos – produtividade (Construção pesada). Disponível em: <https://docplayer.com.br/48683877-Maquinas-e-equipamentos-produtividade.html> Acesso em: 15 out. 2019.

PRATA, B. A.; NOBRE, E.F.; BARROSO, G. C. Uma rede de petri colorida com temporização estocástica para a alocação de equipes em operações de terraplenagem. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Universidade Federal do Ceará, 2008. p. 1-11.

Published

2020-03-05

How to Cite

Silva, R. B. de A. da. (2020). Máquinas e equipamentos de Terraplenagem: demonstração do cálculo de rendimento / The earthmoving machinery and equipment: main features and applications. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10432–10447. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-065

Issue

Section

Original Papers