Análise do influxo de um programa estatístico no ensino de física por meio da engenharia didática / Analysis of the influx of a statistical program in physics teaching through teaching engineering

Authors

  • Thales Cerqueira Mendes
  • Moacir Pereira de Souza Filho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-135

Keywords:

Experimentação, Avaliação, Estatística.

Abstract

Tomando como foco a iniciação científica para o Ensino Médio, especificamente para o ensino de Física, foi elaborada uma sequência de ensino sobre inferência estatística com o método de regressão, no programa Microsoft Office Excel® (Excel), seguida de uma contextualização com a Lei Hooke. Essa sequência foi aplicada para onze alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – campus Senhor do Bonfim, em quatro trabalhos de pesquisa com experimentação em Física.  Um sobre dilatação de sólidos, outro sobre movimento harmônico simples, um terceiro sobre radiação solar e, por último, um sobre entalpia de combustão. Tomando como aporte metodológico a Engenharia Didática, faz-se uma análise da influência do programa estatístico (e da inferência estatística utilizada nesses trabalhos) na experimentação para ensino de Física. Nessa análise, foi realizada uma comparação entre a avaliação inicial e a avaliação final feita com os alunos, em cada trabalho. Dessa forma, os dados dessas avaliações são categorizados (em conceituais e instrumentais) e discutidos em três referenciais teóricos (materiais potencialmente significativos, oposição ao reducionismo e ao verificacionismo). A influência do programa como suporte estatístico para tomada de conclusões é evidenciada nos quatro trabalhos realizados pelos alunos.

References

ARTIGUE, M. Didactical design in mathematics education. Nordic Research in Mathematics Education, pp. 7-16, 2008.

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BARBOSA, A.C.C.; CARVALHAES, C.G.; Costa, M.V.T. A computação numérica como ferramenta para o professor de Física do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino em Física, vol. 28, nº 2, pp. 249-254, 2006.

MEDEIROS, A.; BEZERRA FILHO, S. A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da Física. Ciência & Educação, vol. 6, nº 2, pp. 107-117, 2000.

MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 2001.

OFUGI, R. C. Inserção da teoria da Relatividade no Ensino Médio: uma nova proposta. Florianópolis: UFSC, 2001.

Published

2020-03-10

How to Cite

Mendes, T. C., & Filho, M. P. de S. (2020). Análise do influxo de um programa estatístico no ensino de física por meio da engenharia didática / Analysis of the influx of a statistical program in physics teaching through teaching engineering. Brazilian Journal of Development, 6(3), 11546–11554. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-135

Issue

Section

Original Papers