Treinamento em reprodução de peixes: uma troca de experiências com piscicultores / Fish reproduction training: an exchange of experiences with fishers

Authors

  • Elzamara de Castro Oliveira
  • Darliane Campos Santos
  • Elcimara Cardoso Pereira
  • Jonas Costa da Silva
  • Lenise Vargas Flores da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-138

Keywords:

Abaulamento Abdominal, Espermiação, Hormônios, Projeto de Extensão, Técnicas de Reprodução

Abstract

 O estado do Pará apresenta elevado potencial aquícola pela abundância de recursos hídricos e pela quantidade de espécies nativas de interesse econômico para piscicultura. Entretanto, apesar desse potencial, a produção aquícola não desponta em relação aos outros estados da região Norte. Percebe-se que a informação sobre técnicas de manejo e cuidados em diversos processos na criação de peixes é considerada baixa para os piscicultores da região, principalmente no que se refere sobre a reprodução. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar as práticas de continuas sobre o processo de capacitação de discentes e piscicultores referentes a reprodução de peixes visando a transferência de tecnologia para escala produtiva local, aprimorar   material didático e promover a interação do discente com os piscicultores, através da troca de informações e uso de técnicas em reprodução. Durante o primeiro período de desenvolvimento deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, para embasar o desenvolvimento das atividades práticas de reprodução. E essas práticas foram realizadas em parceria com o LAMPOA-UFOPA e UAGRO- Santa Rosa –SEDAP- Santarém-PA. No decorrer do estudo foi realizado a coleta de matrizes, observando-se o manejo correto de seleção dos reprodutores, processo técnico de indução hormonal e extrusão. Com os conhecimentos obtidos durante a capacitação, realizou-se uma roda de conversa, um minicurso e a produção de um folder com informações sobre técnicas de reprodução de peixes, onde foi repassado para os piscicultores no III Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (EPAQUI), realizado na Cidade de Monte Alegre nos dias 16 e 17 de agosto de 2019. Este evento é idealizado pelo grupo de pesquisa Aquicultura no Baixo Amazonas e pelo Projeto de Extensão Multiplicadores em Aquicultura na Região Oeste do Pará, que ocorre anualmente visando a integração da academia junto a sociedade, de forma a contribuir com o desenvolvimento da piscicultura na região. A transferência de técnicas de reprodução para os piscicultores pode vir a ser um dos elos mais rentáveis na piscicultura além da integração necessária da academia e o setor produtivo, pois quando capacitado tecnicamente o piscicultor poderá reconhecer os caminhos para gerar a demanda por alevinos com boa qualidade, garantindo assim maior crescimento e produção no setor aquícola da região Oeste do Pará.

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PISCICULTURA. O Anuário Brasileiro da Piscicultura PEIXE BR é o veículo de comunicação oficial da Associação Brasileira da Piscicultura, São Paulo, 2018.

COSTA, T. V.; OSHIRO, L. M. Y.; SILVA, E. C. S. O potencial do mapará Hypophthalmus spp. (Osteichthyes, Siluriformes) como uma espécie alternativa para a piscicultura na Amazônia. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 165-174, 2010.

LIMA, A. F.; MORO, G.V.; KIRSCHNIK, L.N.G.; BARROSO, R. M. Reprodução, larvicultura e alevinagem de peixes. In: Rodrigues, A. P. O.; Lima, A. F. (Orgs). Piscicultura de água doce: multiplicando conhecimentos. Brasilia- DF. EMBRAPA, p. 301-322, 2013.

RESENDE, E. K. Pesquisa em rede em aquicultura: bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. spe. p. 52-57, 2009.

ZACARDI, D.M.; LIMA, M. A. S.; NASCIMENTO, M.M.; ZANETTI, C. R. M. Caracterização socioeconômica e produtiva da aquicultura desenvolvida em Santarém, Pará. Acta Fish. Aquat. Res., 5(3): 102-112, 2017.

Published

2020-03-11

How to Cite

Oliveira, E. de C., Santos, D. C., Pereira, E. C., Silva, J. C. da, & Silva, L. V. F. da. (2020). Treinamento em reprodução de peixes: uma troca de experiências com piscicultores / Fish reproduction training: an exchange of experiences with fishers. Brazilian Journal of Development, 6(3), 11597–11607. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-138

Issue

Section

Original Papers