O papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo “A escolinha de arte de Cecília Menano” / The role of technology in the preservation of the historical fact: perceptions from the analysis of the video “The school of art of Cecília Menano”

Authors

  • Regiane Rodrigues Araújo
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-143

Keywords:

Tecnologia. Fato histórico. Análise de vídeo.

Abstract

Neste estudo, defende-se o papel da tecnologia como recurso auxiliar na preservação e reconfiguração do fato histórico, tendo a análise do vídeo como mediação para o diálogo. Pensar a inserção dos recursos tecnológicos nas pesquisas em educação constitui-se como ação desafiadora, entretanto, necessária à realidade a qual estamos inseridos. Portanto, nosso objetivo é demonstrar o quanto a tecnologia pode contribuir no resgate da história e memória, por meio da reflexão proveniente das imagens em movimento. Quanto à metodologia, iniciamos pela análise bibliográfica. Posteriormente, fizemos uso da pesquisa documental, de acordo com Oliveira (2007), quando explica que tal método tem suas características sedimentadas em informações que não passaram por revisão científica. Por conseguinte, apresentamos a análise qualitativa, baseada nos estudos de Minayo (2003), ao esclarecer que os arcabouços de dados quantitativos e qualitativos não se excluem, ao contrário, fundem-se, formando novas possibilidades de resultados.  Todavia, o qualitativo pode se justapor ao quantitativo, gerando a pluralidade de resultados. Contudo, nosso ponto de partida é a revisão de literatura, assim, temos a possibilidade de interlocução com autores que desenvolvem pesquisas relacionadas a esse assunto, dentre os quais: Loizos (2002); Breitenbach (2012); Lévy (2010); Martins (2013); Machado (2009); Duarte Júnior (2008) e outros. Os achados da pesquisa revelaram que a experiência adquirida por meio da análise do recurso audiovisual contribuiu para ampliar nossos conhecimentos acerca dos fenômenos históricos, mostrou-nos a necessidade de interpretar o fato para além do que está posto pelas ciências, além do entendimento de que a tecnologia pode interpretar o passado no presente.

References

BREITENBACH, D. J. As tecnologias da informação e comunicação na relação com a gestão estratégica escolar: uma análise segundo Pierre Lévy. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 89-105, junho 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DUARTE JÚNUIR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. 10ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

MACHADO. R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MARTINS, R. Metodologias visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, B; IRWIN, R. L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

MINAYO, M. C de S; (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002 pp. 161 (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Disponível em: <http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/dissertacoes/2002/ppgte_dissertacao_102_2002.pdf>. Acesso em 14 de julho de 2018.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

SILVA, A. K. A da; CORREIA, A. E. G. C; LIMA, I. F de. O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Revista Interamericana de Bibliotecología. Ene.-Jun. 2010, vol. 33, no. 1, p. 213-239. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v33n1/v33n1a09.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2018.

Published

2020-03-11

How to Cite

Araújo, R. R., & Holanda, P. H. C. (2020). O papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo “A escolinha de arte de Cecília Menano” / The role of technology in the preservation of the historical fact: perceptions from the analysis of the video “The school of art of Cecília Menano”. Brazilian Journal of Development, 6(3), 11673–11683. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-143

Issue

Section

Original Papers