Vozes da UERN: projeto de integração e curricularização da extensão / Voices of the UERN: integration project and extension curricularization

Authors

  • Daniel Augusto de Lima Mariano
  • Laysa Ágatha Aires Santiago

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-167

Keywords:

Canto coral.Projeto de extensão. Licenciatura em Música.

Abstract

Este artigo tem o objetivo de expor a criação e a execução do projeto de extensão “Vozes da UERN”, ação essa promovida por professores e alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além também de servidores da mesma instituição e comunidade externa.  Para os alunos da Licenciatura em Música da UERN, esse projeto de extensão tem sido incorporado em alguns componentes curriculares na forma de Unidade Curricular de Extensão, que objetiva integrar os currículos das licenciaturas de maneira a trabalhar com projetos e programas de extensão para a comunidade interna e externa da universidade, proporcionando essa relação importante entre academia (alunos e servidores) e aqueles que tem a oportunidade de ter o contato com um projeto da universidade que ainda não faz parte do quadro docente, discente ou administrativo da universidade. A presente proposta de extensão pretende ser uma ação contínua no âmbito acadêmico, desenvolvendo conteúdos pertinentes ao currículo da Licenciatura em Música, sobretudo no que diz respeito ás disciplinas relacionadas à prática vocal, ministradas pelo coordenador do projeto, assim também como democratizar o processo de musicalização através de ensino e aprendizagem do canto coral.

References

BRITO, T. A. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 1ª. ed. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001. v. 1. 185p.

MELLO, E.L.; ANDRADA E SILVA, M A. O corpo do cantor: alongar, relaxar ou aquecer?. Revista CEFAC (Impresso), v. 10, p. 548-556, 2008.

SCARPEL, R. D.; PINHO, S. M. R. . Aquecimento e Desaquecimento Vocal. In: Silvia Maria Rebelo Pinho. (Org.). Tópicos em Voz. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2001, v. 1, p. 97-104.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música (Noturno). Faculdade de Letras e Artes – FALA. Departamento de Artes – DART. Mossoró-RN. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução N° 25/2017 – CONSEPE. Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 21 de junho de 2017.

Published

2020-03-12

How to Cite

Mariano, D. A. de L., & Santiago, L. Ágatha A. (2020). Vozes da UERN: projeto de integração e curricularização da extensão / Voices of the UERN: integration project and extension curricularization. Brazilian Journal of Development, 6(3), 12002–12008. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-167

Issue

Section

Original Papers