Húmus de minhoca (Eisenia foetida) na adubação de alface em ambiente protegido / Earthworm humus (Eisenia foetida) in the fertilization of lettuce in a protected environment

Authors

  • Mariana Teixeira da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Tânia Beatriz Gamboa Araújo Morselli
  • Larri Antônio Morselli
  • Ryan Noremberg Schubert
  • Ester Schiavon Matoso
  • Elis Daiani Timm Simon
  • Anita Ribas Avancini
  • Marina Costa Alves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-067

Keywords:

Vermicomposto, Cultivo orgânico, Hortaliça.

Abstract

A alface é a hortaliça folhosa mais difundida atualmente e cultivada de maneira intensiva em quase todos os países, e no Brasil, com a expansão das hortas comunitárias e escolares se faz necessário um estudo sobre esta hortaliça, e para tal, um sistema de produção mais limpo se faz necessário. A utilização de adubos orgânicos é adotada por grande parte dos alfacicultores e, o esterco bovino presente nas propriedades rurais, pode ser uma opção de adubação quando compostado por minhocas, gerando o húmus ou vermicomposto. No sentido de dar respostas aos produtores da alface ‘Regina’ mais consumida pela população, este trabalho preocupou-se em utilizar um dos solos representativos da região de Pelotas e verificar quais melhores respostas para a aplicação do húmus de minhoca à base de esterco bovino curtido, como adubação orgânica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Complexo de Estufas da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Campus da Universidade Federal de Pelotas, Capão do Leão/RS. O húmus utilizado foi produzido por minhocas de cativeiro - Eisenia foetida, tendo como base esterco bovino curtido. Foi utilizado um Planossolo Eutrófico solódico, para produção em vaso das mudas. Tanto o solo quanto as mudas foram caracterizados quimicamente. A calagem do solo e a adubação (com base no teor de nitrogênio necessário para alface) que fizeram parte dos tratamentos se deram tomando-se como base a análise química, estando de acordo com as recomendações da Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC. A adubação foi realizada na quantidade de 21g por vaso, com base no Manual de Recomendação de Adubação para o RS e SC (100% ROLAS) e distribuída em seis tratamentos: sem calagem e sem adubação, com calagem e sem adubação, com calagem e 50% ROLAS, com calagem e 100% ROLAS, com calagem e 150% ROLAS, com calagem e 200% ROLAS. Conclui-se que, a aplicação de húmus de minhoca nas recomendações de adubação pelo Manual de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 100% e 150% permitem a obtenção de respostas agronômicas da alface ‘Regina’ compatíveis com as recomendadas para comercialização.

References

ALENCAR, T. A.; TAVARES, A. T.; CHAVES, P. P. N.; FERREIRA, T. A.; NASCIMENTO, I. R. Efeito de intervalos de aplicação de urina bovina na produção de alface em cultivo protegido. Revista Verde, v.7, n.3, p.53-67, 2012.

COLLARES, E. A. V. S. Cultivo de alface sob adubação orgânica e seu efeito residual em ambiente protegido. 2014. 103f. Tese (Doutorado em Agronomia), Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

FRANCO G. Teor vitamínico dos alimentos. Rio de Janeiro: José Olympio. 1987, 141p.

GOLYNSKI, A. A.; NOMELINI, Q. S. S.; CAMPOS, C. M.; GOLYNSKI, A. L.; TRINDADE, N. M.; GOLYNSKI, A.; GOLINSKI, J.; GOLYNSKI, A. A. Cultivo de alface sob diferentes adubações. Horticultura Brasileira, v.29, p.1604-1609, 2011.

PINTO, L. E. V.; GOMES, E. D.; SPÓSITO, T. H. D. Uso do esterco de bovino e de aves na adubação orgânica da alface como prática agroecológica. Colloquium Agrariae, v.12, p.75-81, 2016.

MACIEL, R. S. Produção de alface a partir de sementes orgânicas e convencionais sob adubação orgânica com vermicomposto bovino em ambiente protegido. 2017. 72f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

MORSELLI, T. B. G. A. Resíduos orgânicos em sistemas agrícolas. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 2009. 228p.

MORSELLI, T. B. G. A. Biologia do solo. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 2009. 146p.

OLIVEIRA FILHO, L. I. Produção de alface e rabanete, sob adubação orgânica em ambiente protegido. 2009. 87f. Dissertação (mestrado em Agronomia), Programa de Pós-Graduação em Solos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ROLAS – Rede Oficial de Laboratórios de Análise do Solo e de Tecido Vegetal. Manual de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Sul: Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2016. 375p.

SILVA, J. J.; SANTOS, A. R.; SOUZA, G. S.; ANJOS, G. L.; FERREIRA, P. M. Ambientes de luz e substratos orgânicos na produção e diagnose nutricional de Salvia officinalis L. Braz. J. of Develop., v.6, n.3, p.15447-15465, 2020.

SILVA, M. T.; OLIVEIRA, R. J. P.; OLIVEIRA, J. J.; ZIBETTI, V. MORSELLI, T. B. G. A. Produção de mudas de almeirão “pão de açúcar”, em diferentes substratos, sob cultivo protegido, no sistema flutuante. Revista Congrega Urcamp, v.12, p.185-194, 2014.

SILVA, M. T.; OLIVEIRA, R. J. P.; KOHLER, T. W.; SIMON, E. D. T; ZIBETTI, V.; MORSELLI, T. B. G. A.; SILVA, S. D. A. Substratos alternativos para produção de mudas de almeirão cultivar pão de açúcar em sistema de bancadas suspensas. Revista Congrega Urcamp, v.14, p.1-13, 2017.

SIMON, E. D. T.; AVANCINI, A. R.; MATOSO, E. S.; SILVA, M. T.; ANTUNES, W. R.; MORSELLI, T. B. G. A. Efeito de substratos regionais na produção de mudas de tomate. In: Aspectos fitossanitários da agricultura. Atena Editora. Cap.7, p.47-54, 2020.

Published

2020-04-03

How to Cite

da Silva, M. T., Morselli, T. B. G. A., Morselli, L. A., Schubert, R. N., Matoso, E. S., Simon, E. D. T., Avancini, A. R., & Alves, M. C. (2020). Húmus de minhoca (Eisenia foetida) na adubação de alface em ambiente protegido / Earthworm humus (Eisenia foetida) in the fertilization of lettuce in a protected environment. Brazilian Journal of Development, 6(4), 17549–17557. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-067

Issue

Section

Original Papers