Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cursos extracurriculares de softwares a alunos da Escola de Minas – UFOP, Projeto “Aulões”, Curso de Informática Básica a Idosos de Ouro Preto e Projeto SEPTICA (Sistemas Ecológicos Para Tratamento Inteligente de Contaminantes dos Afluentes) - Cachoeira do Brumado / Teaching, Research and Extension Activities: Extracurricular software courses for students of Escola de Minas - UFOP, "Aulões" Project, Basic Informatics Course for the Elderly in Ouro Preto and SEPTICA Project (Ecological Systems for the Intelligent Treatment of Contaminants in the Affluents) - Cachoeira do Brumado

Authors

  • Paulo Henrique Pereira da Silva
  • Lívia de Andrade Ribeiro
  • Eduardo Mendes Lino
  • Igor Vinícius Silva Paiva
  • Jefferson de Oliveira Barbosa
  • Marcus Vinícius Lima Dias
  • Mauro Pio do Santos Júnior
  • Thainá Suzanne Alves Souza

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n6-015

Keywords:

Associação dos Aposentados, Fossas Sépticas, Lazer, Programas Computacionais, Saúde.

Abstract

Sustentadas nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, as principais atividades do grupo PET Civil da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP estão direcionadas basicamente à melhoria dos cursos na instituição, ao atendimento às comunidades carentes dos municípios de Ouro Preto e Mariana, na tentativa de proporcionar melhorias na qualidade de vida dessas populações.

Desse modo, dentre as atividades que o grupo PET Civil UFOP desenvolve, destacam-se os cursos de softwares oferecidos aos alunos de Engenharia e Arquitetura da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, os ‘’Aulões’’ direcionados às disciplinas que são, historicamente, consideradas mais difíceis pelos discentes, o desenvolvimento do projeto de extensão SEPTICA - Cachoeira do Brumado, bem como o Curso de Informática Básica oferecido aos idosos por meio de uma parceria com uma associação de aposentados da cidade de Ouro Preto.

Aos alunos da Escola de Minas, o grupo PET Civil UFOP, em parceria com a Fundação Gorceix, oferece cursos de programas como AutoCAD 2D, AutoCAD 3D, Excel e MS Project. A necessidade da oferta de tais cursos deve-se ao fato de várias disciplinas na academia utilizarem esses programas como ferramentas para o desenvolvimento de projetos, e não serem oferecidos por tais matérias, tanto na área de planejamento, como nas disciplinas técnicas de engenharia. Os cursos são oferecidos semestralmente ao longo do período letivo e têm, em média, carga horária de 30 horas.

No âmbito acadêmico, o grupo PET Civil UFOP oferece aulas, que são conhecidas na Universidade como ‘’Aulões‘’, para disciplinas em que os alunos encontram maior dificuldade de compreensão do conteúdo, como por exemplo: Cálculo I, Hidráulica I, Teoria das Estruturas I e Obras de Terras. Esse projeto oferece aulas onde são levados aos discentes, soluções de exercícios básicos e suas aplicações dentro do curso de Engenharia Civil, além de esclarecer as eventuais dúvidas que os alunos possam vir a ter dentro do conteúdo estabelecido.

O grupo PET Civil UFOP, em atividade de extensão, ofereceu o curso de informática básica aos idosos do município, a fim de colaborar com a inclusão digital desse público. Além disso, em parceria com o PET Ambiental UFOP, a equipe desenvolveu o projeto SEPTICA - Cachoeira do Brumado, cujo objetivo era a recuperação da qualidade da água para atividades recreativas da cachoeira, localizada no distrito Cachoeira do Brumado no município de Mariana, bem como a implantação de programas de conscientização ambiental da comunidade ribeirinha.

References

Grupo PET Civil UFOP, Planejamento Anual do ano de 2015.

Published

2020-11-13

Issue

Section

Artigos originais