Significados e significâncias de codependentes quanto a recuperação de dependentes químicos – A dimensão humanística do cuidar / Meanings and significance of codependents in the recovery of chemical dependents - The humanistic dimension of caring

Authors

  • Prof. Dr. Neudson J. Martinho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maisa Rodrigues dos Santos
  • Maria Teresa Ferreira Teixeira
  • Mayara Xavier dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n6-033

Keywords:

Dependência química, Codependência, Humanização do cuidar.

Abstract

Objetivando desvelar a dimensão humanística da recuperação de jovens dependentes químicos e codependentes em uma comunidade terapêutica, elaboramos este estudo com abordagem qualitativa, o qual, é um recorte do projeto de extensão “O LUGAR DAS DROGAS NO SUJEITO E DO SUJEITO NAS DROGAS:

Diálogos e intervenções com dependentes químicos e seus familiares no enfrentamento das toxicomanias”. O mesmo é desenvolvido por bolsistas e voluntários do Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS) da UFMT. As ações extensionistas são executadas com metodologias ativas subsidiadas na pedagogia freiriana. Dentre as diversas ferramentas metodológicas, o projeto utiliza o método da roda de conversa, dinâmicas estimuladoras de reflexões e musicoterapia, todas tendo como pano de fundo um tema gerador a ser dialogado. Identificamos a partir das ações executadas, que existe uma boa aceitabilidade por parte dos dependentes e codependentes quanto as ações de extensão, legitimada quando no feedback os participantes demonstram satisfação e desejo que o mesmo continue a ser executado na comunidade. Os participantes sempre ressaltam ao final da ação sentir-se bem e com melhor autoestima. Consideramos que projetos de extensão desta natureza devem ser estimulados em vários lugares do país, tendo em vista a urgente necessidade que sejam efetivadas estratégias de ações que contribuam para redução do abuso de drogas e dependência química no Brasil e no mundo.

References

AZEVEDO, C. S.; SILVA, R. S. A importância da Família no Tratamento do Dependente Químico. ENCONTRO: Revista de Psicologia, v. 16, n. 25, 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Prevenção do uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 5. ed. Brasília: SENAD, 2013.

BRASIL. Governo do Brasil. Determinantes sociais. Disponível em:

<https://pensesus.fiocruz.br/determinantes-sociais>. Acesso em: 29 maio 2018.

CARLINI, E. A. et al. Drogas psicotrópicas – o que são e como agem? Revista IMESC, São Paulo, n. 3, p. 9-35, 2011.

CARVALHO, L. S.; NEGREIROS, F. A Co-dependência na Perspectiva de Quem Sofre. Boletim de Psicologia, Teresina, v. 61, n. 135, p. 139-148, 2011.

CODA. CoDependentes Anônimos – CoDA Brasil. O que é codependente? Sou codependente? Padrões da codependência. Disponível em: <http://www.codabrasil.org.br/>. Acesso em: 29 maio 2018.

Published

2020-12-08

Issue

Section

Artigos originais