Análise da eficiência do seguidor de máxima potência (SMPPT) do inversor utilizado em um sistema fotovoltaico on-grid instalado na cidade de Maceió-AL/ Analysis of the efficiency of the maximum power follower (SMPPT) of the inverter used in an on-grid photovoltaic system installed in the city of Maceió-AL

Authors

  • Izabella Colatino de Lima Veiga
  • Leandro Vinícius Gomes da Silva
  • Natália Angelita Albuquerque de Melo
  • Markus Antônio de Oliveira Porangaba
  • Igor Cavalcante Torres

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n6-046

Keywords:

Inversor, Eficiência, Seguidor do ponto de máxima potência (SMPPT).

Abstract

A energia solar tem sido destaque dentre as fontes de energias renováveis, está entre as que mais cresce no Brasil. O inversor é o instrumento responsável pela conversão de corrente contínua em alternada, possibilitando conectar os sistemas fotovoltaicos a rede convencional de energia elétrica, além disso gerencia a energia entregue a rede e é dotado um sistema de seguimento do ponto de máxima potência (SMPPT) que tem como finalidade extrair o máximo rendimento do gerador. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a importância da técnica de SPMP na potencialização da quantidade e qualidade de energia extraída de um sistema fotovoltaico. O presente estudo basear-se-á em revisão bibliográfica que avalia eficiência do SMPPT, de um inversor utilizado em um sistema de microgeração on-grid na cidade de Maceió-AL, sob condições de céu claro e céu nublado e em arranjos de módulos policristalino e monocristalino de diferentes fabricantes. Diante dos resultados mostram que o SPMPPT dos inversores utilizados possui baixa eficiência e, que o mesmo interfere na quantidade de potência CC entregue ao inversor, fortalecendo assim a importância de seguidores de máxima potência que apresentem boa eficiencia.

References

Atlas Brasileiro de Energia Solar, 2ª Ed. São José dos Campos, Brasil, 2017. Disponível em: http://ftp.cptec.inpe.br/labren/publ/livros/Atlas_Brasileiro_Energia_Solar_2a_Edicao.pdf.

EPE. Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos (2017-2026). Rio de Janeiro: EPE, 2018. Disponível: http://epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados- abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-419/BEN2018 Int.pdf.

MACÊDO, W. N. Análise do Fator de Dimensionamento do Inversor aplicado à Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. 2006. 148 folhas. Tese de Doutorado – Programa de pós graduação em energia da Universidade de São Paulo. São Paulo - SP, 2006.

RAMALHO, R.D. Estudo da variação da potência em um conjunto de sistemas solares distribuídos causada por passagens de nuvens. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN), do Departamento de Energia Nuclear, da Universidade Federal de Pernambuco, para obtenção do título de Mestre em Ciências. Recife-PE,2015.

RAMPINELLI, G. A.; KRENZINGER, A. PRIEB, C. Análise da Eficiência do Seguidor do Ponto de Máxima Potência de Inversores de Sistemas Fotovoltaicos. Revista Ciências Exatas e Naturais. Vol.16, n? 2, Jul/Dez 2014

SOUZA, L.F. Projeto e caracterização de uma máquina elétrica linear de fluxo transverso para aplicação em um sistema de geração de eletricidade. Dissertação de mestrado. 2016. 156 f. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Campinha Grande-PB, 2016.

TORRES, I.C. Análise do desempenho operacional de sistemas fotovoltaicos de diferentes tecnologias em clima tropical - estudo de caso: sistema fotovoltaico comercial conectado à rede. Dissertação de mestrado. 2016. 114 f. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, 2016.

Published

2020-12-16

Issue

Section

Artigos originais