Óleo Vivo – Programa de Conscientização, Coleta e Beneficiamento de Óleos e Gorduras Residuais, com Propósito de Produção de Biodiesel / Living Oil - Program for Awareness, Collection and Improvement of Waste Oils and Fats, for the Purpose of Biodiesel Production

Authors

  • Alex Nogueira Brasil Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Karina Ingrid Rezende
  • Camilla Paixão Neves
  • Fabrício Pereira Costa
  • Fernanda Mara Tomaz Pereira
  • Wilker Egg Henriques Gomes
  • Larissa Conceição Gonçalves
  • Luciana Rodrigues dos Santos
  • André Nogueira Brasil
  • Bruna Silva Nogueira Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n6-053

Keywords:

Biodiesel, Óleos residuais, Ultrassom.

Abstract

Todos os dias, milhões de litros de óleos vegetais são utilizados por diversos estabelecimentos, na fritura de alimentos. Com o uso, o óleo sofre alterações físico-químicas (oxidação, polimerização e hidrólise) desencadeadas pelas altas temperaturas, presença de oxigênio e exposição à luz; consequentemente as partículas dos alimentos se desprendem, alterando sua cor, odor e sabor. No decorrer destas reações, as qualidades funcionais, sensoriais e nutricionais do óleo se modificam e podem comprometer a qualidade dos alimentos. Torna-se necessário então, sua substituição periódica, fazendo com que milhares de litros sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente (rede de esgoto). A implantação de um programa de coleta e reciclagem de óleo residual (óleo de cozinha) para produção de biodiesel margeia os campos tecnológico, social e ambiental. Tecnológico pela pesquisa em biocombustíveis, ambiental pelo não descarte do óleo residual de forma inadequada e social pela conscientização da comunidade quanto ao descarte, recolhimento e uso adequado do óleo residual, com consequente geração de empregos e renda. Neste contexto o biodiesel produzido a partir de óleos residuais utilizados na cocção de alimentos, apresenta-se como uma alternativa para a substituição parcial ou total do Diesel de petróleo, pois é produzido a partir de fontes renováveis, é biodegradável e seus níveis de emissão de gases causadores do efeito estufa são bem inferiores. O principal objetivo deste projeto é reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do óleo oriundo dos processos de fritura de alimentos nos municípios de Itaúna, Paracatu e Vazante. Para tal finalidade A BChem Biocombustíveis em parceria com o grupo ENERBIO (Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis e Biocombustíveis da Universidade de Itaúna), o GTA (Grupo de Tecnologias Ambientais do departamento de química da Universidade Federal de Minas Gerais) e a Minerita Minérios, propõem a implantação de um programa de conscientização ambiental, coleta e beneficiamento de óleo residual com a finalidade de produção de biodiesel e glicerina.

References

ALBERICI, R. M..; PONTES, F. F. F. / Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Engenharia Ambiental, vol. 1, 2004, p. 73-76.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Óleos e gorduras utilizados em frituras. Informe Técnico n° 11, 2004.

BRASIL, A. N.; OLIVEIRA, G. C. S.; SANTANA, L. F. S.; LARA, G. M. C.; BORGES, S. C. S. Projeto FIAT – miniusina automática para produção de biodiesel a partir de óleos residuais por irradiação ultrassônica. 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, Natal, Brasil, 2016.

BRASIL, A. N.; SOUSA, B. D.; SANTA BÁRBARA, R. B. Óleos e gorduras residuais: suas implicações na saúde humana. 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, Salvador, Brasil, 2012, 2 p.

BRASIL, A. N. Otimização do processo de transesterificação de óleos vegetais em reatores ultrassônicos pelo emprego de catalisadores heterogêneos. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, 143 p.

Published

2020-12-21

Issue

Section

Artigos originais