Mapeamento da Voçoroca Contorno em Anápolis–GO por Meio de Geotecnologias / Mapping of the Contour Voçoroca in Anápolis-GO through Geotechnologies

Authors

  • Rafael Veloso de Moura Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Antônio Lazáro Ferreira Santos
  • Leomar Rufino Alves Junior

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv5n2-028

Keywords:

Drone, Voçoroca, Solos.

Abstract

A erosão pode atingir todos os tipos de terrenos, terrosos ou rochosos, tanto em meio rural quanto urbano. Cronologicamente a erosão superficial desenvolve-se para sulcos, ravinas e voçorocas, ocorrendo neste último estágio o afloramento de água do lençol freático.. Foi escolhida para ser mapeada a Voçoroca Contorno, localizada na porção sudoeste da cidade de Anápolis, situada no estado de Goiás. Há no mercado diversos métodos que utilizam geotecnologias aplicados em áreas de erosões, neste trabalho empregou-se o Drone como ferramenta para a realizaçao dos aerolevantametos e utilizou-se o software Photoscan® para o processamento digital das aerofotografias, produzindo como resultados o MDS (Modelo Digital de Superfície), o MDT (Modelo Digital do Terreno), o ortomosaico e as curvas de níveis do terreno.

 

 

References

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Instrução Suplementar - IS nº 21-002. Emissão de Certificado de Autorização de Voo Experimental para Veículos Aéreos Não Tripulados, 4 de outubro de 2012.

Brito, J.L.N.S.; Filho, L.C.T.C. (2007). Fotogrametria digital – Rio de Janeiro – RJ: EdUERJ, 196p.

Camapum de Carvalho, J; Sales, M.M.; Mortari, D.; Fázio, J.A.; Motta, N.O.; Francisco, R.A. (2006). Processos erosivos. In: Camapum de Carvalho, J.; Sales, M.M.; Souza, N.M.; Melo, M.T.S. (Orgs.). Processos erosivos no Centro-oeste brasileiro. Brasília: Universidade de Brasília: FINATEC. cap. 2.

Córdoba, P.A.F (2012). Levantamento Fotogramétrico de Monumentos Arquitetônicos. Estudo de Caso Palácio Itamaraty – Brasília, DF. Dissertação de Mestrado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.DM-016A/12, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 156 p.

Drone. Michaelis Dicionário da Língua Portuguesa, 2015. Disponível em http://michaelis.uol.com.br/moderno- portugues/busca/portugues-brasileiro/drone/. Acesso em 04 jan. 2017.

Brito, J.L.N.S.; Filho, L.C.T.C. (2007). Fotogrametria digital – Rio de Janeiro – RJ: EdUERJ, 196p.

Ferreira, A.M.R. (2014). Avaliação de câmara de pequeno formato transportada por veículo aéreo não tripulado – VANT, para uso em aerolevantamentos. Dissertação de Mestrado - Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 92p.

Mafra, N.M.C. (1999). Erosão e Planificação de Uso do Solo. In: Guerra, A.J.T.; Silva, A.S.; Botelho, R.G.M. (Orgs.) Erosão e conservação dos solos. Conceitos, Temas e Aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 339p.

Melo, R.R.S. (2016); Diretrizes para inspeção de segurança em canteiros de obra por meio de imageamento com veículo aéreo não tripulado (VANT). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil como requisito parcial à obtenção do título de mestre em engenharia civil, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 159p.

Rodrigues, A. A. (2016); Uso de Veículos Aéreos não Tripulados para Mapeamento e Avaliação de Erosão Urbana – Goiânia, GO. Dissertação de Mestrado, Publicação CXXXVI, 136 f.: il.,Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 136p.

Salgado, J.G. Mapeamento de voçoroca utilizando geotecnologia de levantamento por drone. In: II Simpósio Mineiro de Geografia: Geografia e Contemporaneidades iv Seminário de Pós-Graduação em Geografia, 2016, Juiz de Fora. Resumos... Minas Gerais, 2016. p. 91.

Villela, S. M. e Matos, A. Hidrografia Aplicada. São Paulo: Mcgraw – Hill do Brasil, 1975.

Published

2021-04-07

How to Cite

de Moura, R. V., Santos, A. L. F., & Alves Junior, L. R. (2021). Mapeamento da Voçoroca Contorno em Anápolis–GO por Meio de Geotecnologias / Mapping of the Contour Voçoroca in Anápolis-GO through Geotechnologies. Brazilian Applied Science Review, 5(2), 1002–1012. https://doi.org/10.34115/basrv5n2-028

Issue

Section

Original articles