Geomarketing: a importância do uso da ferramenta e sua aplicabilidade na logística / Geomarketing: the importance of the use of the tool and its applicability in the logistics

Authors

  • Felipe Rakauskas
  • Isis Mazur
  • Sandro Cartegni

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.401

Keywords:

Geomarketing, ferramenta, tecnologia.

Abstract

Com o avanço da tecnologia na indústria, comércios e nas residências o uso de novas ferramentas se tornam cada vez mais necessários. O geomarketing surge com uma ferramenta cada vez mais utilizada para vários tipos de estudos e análises. A junção de geografia, cartografia e marketing abriu uma extensa forma de analisar o mercado, a demanda e outros aspectos impactantes no negócio. Este artigo tem como objetivo analisar e explicar o geomarketing e suas aplicações. A partir de uma extensa revisão teórica será mostrada a ferramenta geomarketing e como aplicá-la nos principais estudos de mercado com exemplos de aplicação. Com essa revisão é possível conhecer melhor a ferramenta e poder entender como funciona cada tipo para a aplicação na prática, levando em consideração que para cada tipo de estudo há uma forma melhor de trabalhar e atender as necessidades.

References

ARANHA, Francisco; FIGOLI, Susana. Geomarketing: Memórias de Viagem. 2001.

CAVION, Renata; PHILIPS, Jürgen. Os Fundamentos do Geomarketing: Cartografia, Geografia e Marketing. COBRAC 2006 Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário • UFSC Florianópolis.

FURLAN, A. A.Geoprocessamento: estudos de Geomarketing e as possibilidades de sua aplicação no planejamento do desenvolvimento socioeconômico. GEOUSP 2011.

YRIGOYEN, C. C. El Geomarketing y la Distribuición Comercial. Madrid: Investigación y Marketing, n. 79, p. 6-14, 2003

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 1ª edição. Rio de Janeiro: EditoraPearson, 2008, 624 p..

LATOUR, P., LE FLOC'H, J.. Géomarketing - Principes, Méthodes et Applications, Editora d'Organisation, Paris, 2001.

SCHEWE, C. D., SMITH R. M., Marketing: Conceitos, Casos e Aplicações. São Paulo, MacGraw-Hill, 1980.

CARDOSO, C.E.P., Geomarketing como suporte de decisão em gestão do território. Graduado—[s.l.] UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, 2011.

Ramos, R.; Oliveira, J.; Epiphanio, J.; Ferreira, E. Geomarketing – Uso de análise espacial como suporte ao marketing empresarial. In: Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR,. Anais... . p.4752, 2011. Curitiba: INPE.

GRETHER, E. T. (1983), Regional-Spatial Analysis in Marketing.

Published

2018-08-27

How to Cite

Rakauskas, F., Mazur, I., & Cartegni, S. (2018). Geomarketing: a importância do uso da ferramenta e sua aplicabilidade na logística / Geomarketing: the importance of the use of the tool and its applicability in the logistics. Brazilian Applied Science Review, 2(2), 423–438. https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.401

Issue

Section

Original articles