Influência do estilo de liderança na motivação da equipe: estudo de caso em empresas de metal mecânicas da Serra Gaúcha / Influence of leadership style on team motivation: a case study in metal mechanic companies in Serra Gaúcha

Authors

  • Miguel Tadeu dos Santos Souza
  • João Pinheiro de Barros Neto

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i2.402

Keywords:

Liderança. Motivação. Equipe. Comportamento Organizacional. Gestão de Pessoas.

Abstract

Liderança e motivação constituem-se de ações para conduzir pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo no qual esse membro está inserido. Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho podem se tornar um problema para a organização. As organizações necessitam cada vez mais de lideranças capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, motivando os colaboradores para uma melhor produtividade. Com isso, questiona-se: Qual a relação entre o estilo de liderança e a motivação de uma equipe? Assim, este estudo justifica-se no momento em que busca entender a relação entre líderes e liderados. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa realizada com um grupo de empregados ativos de empresas do setor metal mecânico da Serra Gaúcha. O objetivo do trabalho foi analisar como os liderados enxergam esta relação com líder e suas consequências na motivação.

References

BARRETO, Leilianne M.T.S et al, Cultura organizacional e liderança: uma relação possível? Revista de Administração (FEAUSP), v. 48, n. 1, p.34-52 mar. /2013 – disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S008021071630276X. Acesso em 01/agosto/17

BARROS NETO, João Pinheiro de. Ética: competência que faz diferença. In: OLIVEIRA, J. F.; MARINHO, R. M (orgs.). Liderança: uma questão de competência. São Paulo: Editora Saraiva, 2005, p. 185-206.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª edição São Paulo: Elsevier Editora, 2014.

______ Recursos Humanos. 5ª edição São Paulo: Atlas, 1998.

COVEY, Stephen R. O 8° Hábito: Da Eficácia à Grandeza. 10ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2005.

DAFT, Richard L. Administração. 6ª edição. São Paulo: Thomson, 2007.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para Administradores: a Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional. São Paulo: EPU, 1986.

LOENERT, Marcelo. A. Motivação e liderança: um trabalho em equipe nas organizações. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 1, n. 2, nov. /2003 – disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/458/355. Acesso em 04/agosto/17.

MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria Geral da Administração. 3ª edição São Paulo: Editora Atlas, 2002.

MAXWELL, John C. O Livro de Ouro da Liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Published

2018-08-27

Issue

Section

Artigos originais