Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation

Authors

  • Giselly de Oliveira Silva
  • Erivaldo Gumercindo de Souza Neto
  • Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão
  • Moacyr Cunha Filho
  • Iunaly Sumaia Da Costa Ataide Ribeiro
  • Vicente De Paula Da Silva Neri
  • Leandro Soares da Silva
  • Mércia dos Santos Freire
  • Ana Luiza Xavier Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-019

Keywords:

Ensino de Ciências, Ensino de Química, Avaliação Diagnóstica, BNCC

Abstract

O estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE.  Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. 

References

ALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos Temas Transversais nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, no Distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA. Candombá – Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 1–13, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC; SEF, 1998.

BIZERRA, A. M. C.; QUEIROZ, J. L. A.; COUTINHO, D. A. M. O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema. Revbea, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 299-315, 2018.

LIBANORE, A. C. L. S.; I OBARA, A. T. Concepções alternativas sobre efeito estufa e a formação científica de professores e alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis, Anais... Florianópolis, 2009.

MELO, M. R.; LIMA NETO, E. G. Dificuldades de Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos em Química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 112-122, 2013.

MOSSANHA, R. Processos de separação de misturas: uma abordagem científica de fatos cotidianos. 2014. Monografia (Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira, Medianeira.

PANE, M. C. Substância e mistura de substâncias: Estudo da evolução conceitual dos alunos. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, São Paulo.

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Ciências prova 3º bimestre 9 º ano. 2010. Disponível em:<http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/1190321/DLFE-208008.pdf/1.0>. Acesso em: 04 mar. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

REGIS, A. C. D.; BELLO, M. E. R. B. Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didática: vivências de uma sala de aula. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n.1, p. 95-111, 2011.

ROSA, M. N. Estratégias para redução do consumo de energia elétrica na Escola Municipal Maria da Terra em Goiânia. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

SILVA, E. L. S.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio, v.12, n. 1, p.101-118, 2010.

Published

2019-11-27

Issue

Section

Artigos originais