Interpretação gravimétrica da evolução tectono-estratigráfica da bacia do recôncavo

Gravimetric analysis of tectonic and stratigraphic evolution of the recôncavo basin

Authors

  • Mateus de Paiva Borges
  • Natália Valadares
  • Luiz Gabriel Souza de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv6n5-005

Keywords:

recôncavo, gravimetria, anomalias, aulacógeno

Abstract

Em operação exploratória desde 1941, a Bacia do Recôncavo foi consagrada como pioneira para a consolidação da indústria do petróleo no Brasil. Representando um segmento de rifte intracontinental abortado, decorrente do processo de ruptura do Supercontinente Gondwana, esta bacia se desenvolveu em um meio-gráben, garantindo a geração de diversos sistemas de falhas e feições internas. As particularidades apresentadas por esta região justifica a motivação pelo estudo da Bacia do Recôncavo. O objetivo principal desta pesquisa se baseia na análise mais aprofundada das feições internas da bacia, utilizando, como ferramenta para o seu desenvolvimento, a aplicação do método gravimétrico. Com a aquisição de dados gravimétricos de domínio público juntamente ao entendimento geotectônico de formação da bacia, foram gerados perfis e mapas, com a utilização do software GMT, que possibilitaram interpretações sobre as respostas geofísicas da bacia em relação à sua calha deposicional e topografia Moho. Com isso foi possível inferir sobre a geração das estruturas internas devido ao rifteamento e os aspectos que a bacia apresenta no contexto geológico como um aulacógeno, sendo eles a presença de anomalias gravimétricas negativas devido à baixa densidade da calha sedimentar e a atenuação crustal não concomitante ao início da bacia.

References

ALEXANDRINO, C. H. Campo termal da província estrutural São Francisco e faixas móveis adjacentes. 2008. 184p. Tese de Doutorado em Geofísica. Departamento de Geofísica, Observatório Nacional, Rio de Janeiro, 2008.

BONA, J. Caracterização mineralógica e petrológica da ocorrência de dickita em reservatórios rasos da Bacia do Recôncavo, Bahia: Implicações para a evolução da Bacia e do sistema diagenético. 2006. 127p. Tese de Mestrado. Instituto de Geociências, UFRGS, Porto Alegre, 2006.

BOTELHO, M. A. B.; HUBRAL, P.; STOFFA, P. Seismic Modeling of Complex Structures In the Reconcavo Basin (Brazil) Using Asymptotic Ray Theory: A Case History. 1988 SEG Annual Meeting. Anaheim - California: Society of Exploration Geophysicists. 1988. p. 1-3.

BUONORA, M. P.; DE PAULA, O. B. Aplicação de Métodos Potenciais na Interpretação Exploratória. 2002. Publicação Interna. Petrobras/UN-EXP/ST/MSP, Rio de Janeiro, 2002.

COSTA, A. A. L. Estudo petrológico dos arenitos do Membro Boipeba da Formação Aliança, no Campo de Araçás, Bacia do Recôncavo - Bahia. 2013. 88p. Tese de Graduação. Instituto de Geociências, UFBA, Salvador, 2013.

FERNANDEZ, R. O.; BASTOS, I. P. Bacia do Recôncavo. 13ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás. [S.l.]: ANP. 2015. p. 69.

IBANEZ, D. M. Integração de dados de sensoriamento remoto (SRTM e RADARSAT-1), geologia, gravimetria e magnetometria para estudo morfoestrutural da área do Rio Uatumã, Bacia do Amazonas. 2006. 164p. Tese de Mestrado. INPE, São José dos Campos, 2006.

KEAREY, P.; BROOKS, M.; HILL, I. An introduction to Geophysical Exploration. 3ª. ed. Oxford: Blackwell Science, 2002.

KUCHLE, J. Análise tectono-estratigráfica de bacias rifte. 2010. 214p. Tese de Doutorado. Instituto de Geociências, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

LOWRIE, W. Fundamentals of Geophysics. 2ª. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. 43-99 p.

MAGNAVITA, L. P.; SILVA, R. R.; SANCHES, C. P. Guia de Campo da Bacia do Recôncavo, NE do Brasil. Boletim de Geociências da Petrobras, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 301-334, maio/novembro 2005.

SEABRA, G. M. A PRESENÇA DO FLÚOR NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA FORMAÇÃO SERGI (JURÁSSICO SUPERIOR) DA BACIA DO RECÔNCAVO NO

ESTADO DA BAHIA, BRASIL. 2011. 76p. Tese de Graduação. Instituto de Geologia, UFBA, Salvador, 2011.

SOARES, C. M. Análise estratigráfica e geoestatística de reservatórios deltaicos da Bacia do Recôncavo (BA). 1997. 131p. Tese de Mestrado. Instituto de Geociências , UNICAMP, Campinas, 1997.

TELFORD, W. M.; GELDART, L. P.; SHERIFF, R. E. Applied Geophysics. 2ª. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

USSAMI, N.; Interpretation of the gravity anomalies of Bahia state Brazil. Tese de Doutorado. Durham theses, Durham Univeristy, 1986.

VASCONCELLOS, D. V. F. Falha de Transferência de Caritá: O significado tectônico no Rifte do Recôncavo-Tucano-Jatobá, NE Brasil. 2003. 66p. Tese de Mestrado. Departamento de Geologia, UFOP, Ouro Preto, 2003.

Published

2022-09-21

Issue

Section

Artigos originais