Local de crime: preservação e isolamento desempenhados por integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

Scene of crime: preservation and isolation performed by members of the Military Police and the Military Fire Department of Paraná

Authors

  • David Clístenes Furoni de Lima
  • Leandro Parreiral Santos Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv6n5-008

Keywords:

local de crime, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, conhecimento técnico, capacitação continuada, cadeia de custódia

Abstract

Este artigo discorre sobre a importância das ações dos integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná voltadas à preservação e isolamento do local de crime durante o atendimento de ocorrências, tendo em vista que freqüentemente policiais e bombeiros são os primeiros integrantes da segurança pública a chegarem na cena de crime. Buscou-se demonstrar, mediante revisões bibliográficas, a expressividade que as ações adotadas na preservação do local de crime têm na contribuição para as demais atividades desempenhadas neste local, como a pericial, que conjuntamente contribuem para a elucidação dos fatos. Por fim, será apresentada uma reflexão a respeito dos conceitos voltados a preservação do local de crime, da essencialidade do conhecimento técnico dos profissionais atuantes neste local e da relevância dos procedimentos adotados no local de crime em ocorrências, como a delimitação da área a ser preservada, tarefas da autoridade policial e procedimentos para entrada no local de crime. Estas ações contribuem diretamente para produção da prova pericial, que poderá servir à justiça como elemento probatório.

References

ARANHA, Adalberto José Q. T. de Camargo. Da Prova no Processo Penal. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BARACAT, Claudine de Campos. A padronização de procedimentos em local de crime e de sinistro – sua importância e normatização. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/56384/preservando-o-local-de-crime. Acesso: 06 set. 2022.

BARBOSA, Richard Marques, Local do Crime: isolamento e preservação - Teresina 2011.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância; (Educação contemporânea); Autores associados, 3 ed; Campinas 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 ago. 2022.

_____.Código de Processo Penal - Artigo 6 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941.

DIAS FILHO, Claudemir Rodrigues. Cadeia de custódia: do local de crime ao trânsito em julgado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

OPILHAR, Maria Carolina Milani Caldas. Criminalística e investigação criminal. 2. ed. – Palhoça: Unisul Virtual, 2011. Disponível em: <http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/restrito/000002/000002E7.pdf>. Acesso em: 10maio 2022.

RABELLO, Eraldo. Curso de criminalística. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1996.

VELHO, J. A.; GEISER, G. C.; ESPINDULA, A. Introdução às Ciências Forenses. In: VELHO, Jesus Antônio; GEISER, Gustavo Caminoto; ESPINDULA, Albieri (Orgs): Ciências Forenses: Uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna. Editora Millenium. Campinas: 2012.

Published

2022-09-29

How to Cite

Lima, D. C. F. de, & Rocha, L. P. S. (2022). Local de crime: preservação e isolamento desempenhados por integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: Scene of crime: preservation and isolation performed by members of the Military Police and the Military Fire Department of Paraná. Brazilian Applied Science Review, 6(5), 14112–14125. https://doi.org/10.34115/basrv6n5-008

Issue

Section

Original articles