Escolha dos métodos de multicritério a tomada de decisão com o auxílio de um sistema especialista formulado a partir de um fluxograma / Choice of multicriteria methods to decision making with the aid of a specialist system formulated from a flowchart

Authors

  • Maria Madalena Guerra Ferreira
  • Samuel Natividade Ferreira Júnior
  • Jordana Ramalho de Sousa
  • Thiago Yugi Eguchi
  • Ruy Gomes da Silva
  • Cláudio Mauro Vieira Serra

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i5.545

Keywords:

Apoio Multicritério a Decisão, Fluxograma, Sistema Especialista.

Abstract

A tomada de decisão nas organizações vem sendo uma tarefa cada vez mais complexa para o gestor, no qual pode ser chamado de decisor, sela dificuldade de assimilar o método, ou por simplesmente não saber a existência e ferramentas usuais para auxiliar a tomada de decisão, tornando-se extremamente estratégico e eficaz em qualquer organização. A partir disso, o AMD (Apoio Multicritério a Decisão) possui diversos métodos de tomada de decisão, e possui uma subdivisão caracterizada como escolas americanas e francesa, entretanto atualmente ressalta-se a aplicação de métodos compensatórios e não-compensatórios com problemáticas distintas. Desta forma, o tomador de decisão precisa se familiarizar com todos os métodos para que seu resultado seja otimizado, e consequentemente seu problema solucionado de modo eficiente. O presente artigo trará como proposta a elaboração de um fluxograma, com base em três métodos de AMD que são os métodos AHP (Análise Hierárquica de Processos), Electre (Elimination et choix Traduisant la Reálité) e o Prometheé (Preference Ranking Organization Method of Enrichment Evalutions), após isto, o sistema especialista será desenvolvido, no qual será obtido a partir do fluxograma com as características e peculiaridades dos métodos de tomada de decisão. Ou seja, o sistema especialista responderá de acordo com as circunstâncias do usuário a melhor alternativa ou método a ser utilizado naquela circunstância em que o tomador de decisão se encontra. Cumpri salientar que o sistema especialista será elaborado pelo Software Expert Sinta tornando- se o passo a passo de suporte ao decisor e assimilar o raciocínio que consiga enquadrar os três tipos de métodos abordados, para que as peculiaridades do decisor sejam supridas. E assim aplica-lo na problemática obtendo seu melhor resultado.

References

ALMEIDA, A. T. Processo de Decisão nas Organizações, Construindo Modelos de Decisão Multicritério. Editora Atlas. (2013).

AYAG, Z. OZDEMIR, R. G. A Fuzzy AHP Approach to Evaluating Machine Tool Alternatives. Cigali: Springer. (2006).

CAMPOS, V. R. Modelo de Apoio à Decisão Multicritério para Priorização de Projetos de Saneamento. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. EESC/USP. São Carlos. (2011).

FERNANDES, A. M. R. Inteligência Artificial: Noções Gerais. Visual Books Editora. (2003).

FIGUEREIDO, C. J. J. Segurança Pública: Classificação das UDH's na cidade de Recife utilizando uma abordagem Multicritério. 2013. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. (2013).

FREITAS, A. P.; COSTA, H. G. Avaliação e Classificação da Qualidade de Serviços Utilizando uma Abordagem Multicritério, Revista Gestão e Produção. (1998).

GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomada de Decisões em Cenários Complexos. São Paulo: Cengage Learning. (2011).

GOMES, L. F. A. M.; MOREIRA, A. M. M. Da informação a tomada de decisão: agregando valor através dos métodos multicritério. Revista de Ciência e Tecnologia Política e Gestão para a Periferia. Recife. (1998).

HORA, H. R. M.; COSTA, H. G. Tomada de Decisão no MAPS: Uma Contribuição para Decisões Utilizando a Matriz AHP. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador – BA. (2009).

LEITE, I. M. S.; FREITAS, F. F. T. Análise Comparativa dos Métodos de Apoio Multicritério a Decisão: AHP, Electre, Promethee. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves – RS. (2012).

Manual Expert SINTA (1998).

Web-page. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfFXUAB/manual-expert-SINTA. Acessado em: 2017-02-03.

MARINS, C. S.; SOUZA, D. O.; BARROS, M. S. O Uso do Método de Análise Hierárquica na Tomada de Decisões Gerenciais – Um Estudo de Caso. XLI SBPO – Pesquisa Operacional na Gestão do Conhecimento. (2009).

MATEO, J. R. S. C. Multi-Criteria Analysis in the Renewable Energy Industry. Catanbria: Springer. (2012).

MOREIRA, R. A. Análise Multicritério dos Projetos do SEBRAE/RJ Através do Electre IV. Rio de Janeiro: Faculdades Ibmec. Dissertação de Mestrado em Administração das Faculdades Ibmec. (2007).

SILVA, D. M. R. Aplicação do Método AHP para Avaliação de Projetos Industriais. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Certificação Digital Nº 0511098/CA Rio de Janeiro. (2007).

SLACK N.; CHAMBERS S.; JOHNSTON R. Administração da Produção. Editora Atlas. (2002).

SPIRLANDELLI, L. P.; SANTOS, G. D., RODRIGUES, L.; BANDOS, M. F. C. Sistemas Especialistas: Um Estudo de Caso com o Expert SINTA. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica. Vol. 01. (2011).

VARGAS, R. Utilizando a Programação Multicritério (AHP) para Selecionar e Priorizar Projetos na Gestão de Portfólio. PMI Global Congress 2010 – North America Washington - DC – EUA. (2010).

VILAS BOAS, C. L. Modelo Multicritérios de Apoio à Decisão Aplicado a Uso Múltiplo de Reservatórios: Estudo da Barragem do Ribeirão João Leite. Universidade de Brasília – UNB Monografia de Mestrado Em Gestão Econômica Do Meio Ambiente. Brasília. (2006).

XAVIER PY. Sistemas Especialistas: Uma Introdução. Dissertação de Mestrado, Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. (2009).

ZOPOUNIDIS, C.; PARDALOS, P. Handbook of Multicriteria Analysis. New York: Springer. (2010).

Published

2018-10-03

Issue

Section

Artigos originais