Ensaio teórico sobre os desafios do empreendedorismo social no Brasil / Theoretical test on the challenges of social entrepreneurship in Brazil

Authors

  • Mateus Ramos Oliveira
  • Sérgio Caldas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.780

Keywords:

empreendedorismo, social, brasileiro, empreendedor.

Abstract

O objetivo deste estudo é compreender e ilustrar quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo empreendedor social brasileiro, que têm como propósito a resolução de problemas sociais sem deixar de buscar o lucro, é o que podemos chamar de empreendedorismo social. Esta breve análise baseou-se em pesquisas e mapeamentos acerca desse ecossistema de empreendedorismo ainda pouco explorado por pesquisadores. Diante disso ficou claro que dentre as dificuldades encontradas, as mais relevantes para a o alcance do sucesso pelo empreendedor social, foram criar um modelo de negócio consistente, conseguir investimento inicial e mensurar concretamente os impactos positivos gerados. Desta forma concluiu-se que é imperativo capacitar o empreendedor social e aproximá-lo de investidores e fontes de financiamento.

References

CESTAROLLI, Priscila. São Paulo, como vai seu empreendedorismo social?. Disponível em: <https://endeavor.org.br/sao-paulo-como-vai-seu-empreendedorismo-social/>. Acesso em 04 de ago. 2017.

INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL; MOVE – AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Métricas de negócios em impacto social. Disponível em:<http://ice.org.br/wpcontent/uploads/pdfs/metricas_negocios_impacto_social_ICE_MOVE.pdf>. Acesso em: 04 de ago. 2017.

MARTINS, Rafael Bandeira. Estudo inédito revela desafios dos negócios brasileiros de impacto social e ambiental. Disponível em: <http://ice.org.br/estudo-inedito-revela-desafios-dos-negocios-brasileiros-de-impacto-social-e-ambiental/>. Acesso em 04 de ago. 2017.

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 04 de ago. 2017.

Published

2018-11-21

Issue

Section

Artigos originais