Características de flexão de materiais compósitos de matriz cimentícia reforçada com fibras naturais de piaçava (Attalea funifera) / Bending characteristics of cementitious matrix composite reinforced with natural fibers of piaçava (Attalea funifera)

Authors

  • Michel José Caldas Carvalho
  • Igor dos Santos Gomes
  • Thomaz Osmane dos Santos Rocha
  • Douglas Santos Silva
  • Edil Silva de Vilhena
  • Ailton da Silva Nascimento
  • Roberto Tetsuo Fujiyama

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.882

Keywords:

Compósitos Cimentícios, Fibras Naturais, Piaçava.

Abstract

Este trabalho objetivou desenvolver compósito cimentício reforçado com a proporção em peso de 1, 3 e 5 % de fibras de piaçava, de modo a analisar como variam as propriedades mecânicas de flexão como tensão máxima, força máxima e módulo de elasticidade, bem como avaliar estas propriedades com os aspectos da fratura do material. Para tanto, foi realizado ensaio de flexão usando a norma RILEM 49. A média de força máxima suportada pela matriz foi 1353 N, enquanto os compósitos de piaçava com 1, 3 e 5% suportaram 794, 902,3 e 825,1 N, respectivamente. Por consequência, houve também uma queda, de maneira geral, na tensão máxima e módulo de elasticidade, apresentando o valor de 8,12 MPa e 1,17 GPa respectivamente para matriz, contra 4,76 MPa e 0,79 GPa para o compósito com 1% de piaçava; 5,41 MPa e 0,74 GPa para o compósito de 3% de piaçava e 4,95 MPa e 0,86 GPa para o compósito com 5% de piaçava. As superfícies de fratura dos compósitos com fibras de piaçava, de forma geral, evidenciaram fibras no mesmo plano da propagação da trinca, ou seja, fibras paralelas à superfície de fratura, o que pode ter facilitado o aparecimento de trincas nos materiais.

 

References

CALLISTER, Jr., WILLIAM, D. Ciência e engenharia dos materiais: uma introdução; tradução Sergio Murilo Stamile Soares. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

MARTINS NETO, F. S. Material compósito de matriz frágil reforçada por fibras vegetais naturais: caracterização e propriedades mecânicas. Belém: 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica- PPGEM) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.

CAETANO, L. F. et al. Compósito de matriz cimentícia Reforçada com fibras. In: II Seminário de Patologia das Edificações. Novos materiais e tecnologias emergentes. 2004, Salão De Atos II - UFRGS - Porto Alegre – RS.

FUJIYAMA, R. T. et al. Caracterização mecânica em flexão de compósito de Argamassa de cimento reforçada por fibras naturais. In: 17º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Published

2018-12-03

How to Cite

Carvalho, M. J. C., Gomes, I. dos S., Rocha, T. O. dos S., Silva, D. S., Vilhena, E. S. de, Nascimento, A. da S., & Fujiyama, R. T. (2018). Características de flexão de materiais compósitos de matriz cimentícia reforçada com fibras naturais de piaçava (Attalea funifera) / Bending characteristics of cementitious matrix composite reinforced with natural fibers of piaçava (Attalea funifera). Brazilian Applied Science Review, 3(1), 791–803. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.882

Issue

Section

Original articles