Aplicação de conceitos da gestão da cadeia de suprimentos em uma microempresa do segmento agropecuário em Goiânia / Application of supply chain management concepts in a agricultural segment micro enterprise in Goiânia

Authors

  • Isabella Cristina dos Santos Carmo
  • Mariana do Prado e Silva

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv4n2-016

Keywords:

Supply Chain Management, Processos de Negócio, Agropecuário.

Abstract

As organizações sempre visam estar à frente das outras, mas poucas vezes pensaram em como melhorar a estrutura, o que fazer para tornar-se uma organização com capacidade de gerenciar todos os fatores que influenciam em sua existência. A chegada do Supply Chain Management (SCM) foi uma solução para que as empresas pudessem compreender melhor as suas cadeias, do início ao fim e ganhassem um novo fator de vantagem competitiva. Este trabalho tem como objetivo: apontar os principais desafios que microempresas varejistas do segmento agropecuário enfrentam para aplicar os conceitos do SCM; mapear a cadeia de suprimentos da empresa e identificar o processo de negócio mais crítico. Para que os objetivos fossem alcançados, foi necessário delimitar a pesquisa, realizando o estudo dos produtos mais relevantes para a empresa foco, para isso foi utilizado a curva ABC. Identificados os fornecedores extraídos do resultado da curva aplicou- se um questionário de diagnóstico com a empresa em questão e seus fornecedores. Com os dados obtidos foi possível realizar a análise dos processos da cadeia de suprimentos e o mapeamento da cadeia de suprimentos atual da empresa foco, seguindo as estruturas propostas pelo modelo de Lambert Cooper & Pagh (LCP). A análise dos processos de negócio mediu o nível de aplicação dos métodos na empresa e identificou como mais crítico o processo de Gestão do Relacionamento com o Fornecedor, devido a sua não aplicação na empresa foco. Nesse sentido, foram sugeridas algumas propostas a fim de melhorar os processos, e realizado um mapeamento proposto de quais relacionamentos a empresa foco deveria monitorar e gerenciar. Por fim, foi identificado que a falta de profissionais capacitados, de conhecimento do assunto da cadeia de suprimentos, de apoio da alta direção, de integração dos departamentos da empresa e entre seus colaboradores, a dificuldade em seguir padrões estabelecidos, a desmotivação dos colaboradores, a necessidade de investimentos para melhorias dentro da empresa, o relacionamento enfraquecido com parceiros da cadeia de suprimentos (fornecedores), a dificuldade em manter um estoque adequado são alguns dos principais desafios que as empresas enfrentam na tentativa de gerenciar sua cadeia de suprimentos.

References

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Saraiva, 2013.

COOPER, M.; GARDNER, J. Strategic supply chain mapping approaches. Journal Of Business Logistics. 2003. Disponível em: <http://eduportal.dmst.aueb.gr/html/det/Gardner_and_CooperHD 17161.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2016.

COSTA, S. E. G.; DROHOMERETSKI, E.; SILVA, A. S.; NEVES, T. R. Gestão da cadeia de suprimentos: análise dos processos chaves no setor de fertilizantes. ENEGEP. 2012.

LAMBERT, D. M.; Supply Chain Management. The Ohio State University and University of North Florida. 2001.

LAMBERT, D. Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities; The Global Supply Chain Forum. Ohio. 2006. Disponível em: <http://webdelprofesor.ula.ve/economia/gsfran/Asignaturas/GerenciadelaProduccion/3)%20SupplyChainManage ment.pdf>. Acesso em 15 de abril de 2016.

LIGHT, G, COX. R, CALKINS, S, Learning and Teaching in Higher Education: The Reflective Professional. London: Sage Publications, 2009.

MORAES C. M.; CARDOSO, P. A. Uma análise da cadeia de suprimentos da indústria siderúrgica. In XXVI ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, 2006.

PEDROZO, E. A.; SILVA, A. L.; TALAMINI, E. Gestão da cadeia de suprimentos e a segurança do alimento: uma pesquisa exploratória na cadeia exportadora de carne suína. Scielo. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2005000100010> Acesso em: 31 de agosto de 2016.

PIRES, S. R. I.; SIMON, A. T. Uma metodologia para avaliação da gestão da cadeia de suprimentos nas empresas. Enegep. 2006.

PIRES, S. Gestão da cadeia de suprimentos. Atlas, 2007.

Published

2020-04-15

Issue

Section

Artigos originais