Sustentabilidade e reciclagem do lixo em residência de alunos universitários / Sustainability and recycling of garbage in residence of university students

Autores

  • Luciano Peske Ceron

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-026

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Lixo, Reciclagem.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre os problemas ambientais em nossa sociedade, em especial, sobre o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento; aborda também sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. O ambiente escolhido foi em sala de aula na FTEC, Faculdade de Tecnologia - Porto Alegre, na cadeira de Educação Ambiental com 16 alunos, com coleta de dados e práticas de reciclagem nas suas residências e constatado a falta de consciência ambiental.       

Referências

CERON, L. P. Legislação dos lixões e resíduos industriais: logística reversa. Meio Filtrante, v. 61, p. 40-42, 2013.

CURRIE, K. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

MARODIN, V. S, MORAIS, G. A. Educação Ambiental com os temas geradores lixo e água e a confecção de papel reciclável artesanal. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. UEMS, 2006.

MEADOWS, D. et al. Limites do crescimento: um relatório para o projeto do Clube de Roma sobre os problemas da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

MULLER, Iuri. Porto Alegre referência nacional. Reciclagem, 2013.

ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda., 1998.

Downloads

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Ceron, L. P. (2020). Sustentabilidade e reciclagem do lixo em residência de alunos universitários / Sustainability and recycling of garbage in residence of university students. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(4), 3058–3066. https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-026

Edição

Seção

Artigos originais