Avaliação da origem e frequência de produtos cárneos caprinos e ovinos comercializados no município de Petrolândia por meio de App / Evaluation of the origin and frequency of goat and meat products marked in the city of Petrolândia by App

Autores

  • Liliane Lopes de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Maria Cabral Duarte
  • Cristilane Lopes de Souza
  • Edja Sabrina Sá Santos
  • Girlene Cordeiro de Lima Santos
  • Hidelberg Oliveira Albuquerque
  • Héldon José Oliveira Albuquerque
  • Thiago Lucas Freire Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-106

Palavras-chave:

Caprinovinocultura, comércio, produtos cárneos, tecnologia.

Resumo

A produção de caprinos e ovinos representa a oferta de carne e leite e seus derivados, favorecendo o aspecto alimentar especialmente da população rural e para a própria estrutura econômica das regiões onde é desenvolvida, já que constitui uma alternativa econômica viável e sustentável, principalmente para pequenos e médios produtores. Objetivou-se obter informações sobre a comercialização de produtos cárneos de caprinos e ovinos na cidade de Petrolândia- PE. Foi empregada uma pesquisa descritiva do tipo survey, a partir de entrevistas direcionados aos proprietários e/ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais alimentícios da cidade. A coleta dos dados foi feita entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, por meio do uso de um aplicativo Zooquestion contendo um questionário semiestruturado como forma norteadora para as entrevistas. Foi possível obter as informações referentes a comercialização, frequência de recebimento, quantidade adquirida pelo comerciante e o tipo de abate empregado nesses animais. Foram obtidas as entrevistas com os proprietários e/ou responsáveis por 65 estabelecimentos comerciais alimentícios do município, dentre eles: 30 supermercados, 16 estabelecimentos dentro do mercado público, 1 frigorífico avícola, 1 atacado, 5 açougues, 3 lojas agropecuárias, 5 padarias, 1 salgadeira e 3 proprietários autônomos. Dos estabelecimentos com potencial para comercialização de carne, 21,73% comercializavam carne caprina, enquanto que 17,39% carne ovina. As vísceras encontradas em 50% dos estabelecimentos, o leite e seus derivados apresentaram uma baixa expressão na comercialização, assim como a pele que foi encontrado apenas um ponto na cidade, e o esterco apenas proprietários autônomos que buscam e revendem o produto. Com isso, é possível inferir que o comércio de caprinos e ovinos em Petrolândia – PE é marcado por uma modesta comercialização desses produtos e subprodutos em locais formais, como supermercados e lojas agropecuárias, sendo mais comum encontrar esses produtos e subprodutos em açougues e mercado público.

Referências

ALVES, L. G. C. et al. Produção de carne ovina com foco no consumidor. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18, p. 2014.

CARVALHO, G. A. et al. Caracterização do mercado da carne ovina em sobral, estado do Ceará. Informações Econômicas, 46, 5-15, 2016.

COSTA, R. G. et al. Buchada caprina: características físico-químicas e microbiológicas. Campina Grande: Editora Impressos Adilson, 2007. 93p.

EMBRAPA. Cadeias produtivas da caprino-ovinocultura. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/perm/capr/EmbrapaAurino.pdf> Acesso em 13 de Agosto de 2019.

FIGEIREDO JUNIOR, C. A. et al. O mercado da carne de ovinos e caprinos no Nordeste: avanços e entraves. BNB, Fortaleza: CE, Brasil, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de dados Agregados. Tabela 3939: Efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3939#resultado> Acesso em 26 de Jul de 2021.

LENNAN, M. L. F. C.; AVRICHIR, I. A prática da replicação em pesquisas do tipo survey em administração de empresas. Administração: Ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.39 - 61, 2013.

LUCENA, L. P. et al. Cadeia produtiva da ovinocultura em Mato Grosso do Sul: uma análise de seu sistema de coordenação agroindustrial. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. No. 1349-2016-107194. 2008.

MAGALHÃES, K. et al. Caprinos e ovinos no Brasil: análise da Produção da Pecuária Municipal 2019. Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos Boletim Nº 11 | Sobral, CE – dezembro, 2020.

MORENO, G. M. B. et al. Rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado. Revista Brasileira de Zootecnia, p. 2878-2885, 2011.

PESSOA, R. M. S. et al. A percepção do consumidor de carne ovina e caprina no município de Olho d’Água – PB. PUBVET. v.12, n.5, a96, p.1-6, Mai, 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

de Souza, L. L., Duarte, A. M. C., de Souza, C. L., Santos, E. S. S., Santos, G. C. de L., Albuquerque, H. O., Albuquerque, H. J. O., & Nascimento, T. L. F. (2021). Avaliação da origem e frequência de produtos cárneos caprinos e ovinos comercializados no município de Petrolândia por meio de App / Evaluation of the origin and frequency of goat and meat products marked in the city of Petrolândia by App. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 4(3), 4174–4184. https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-106

Edição

Seção

Artigos originais