Avaliação do desenvolvimento ponderal e rendimento de carcaça entre pacas (Cuniculus paca) submetidas a diferentes manejos alimentares / Evaluation of weight development and carcass yield between paca (Cuniculus paca) submitted to different food management

Autores

  • Giovana Barbosa Morais
  • Bruna Laurindo Rosa
  • Francisco Glauco de Araújo Santos
  • Vânia Maria França Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34188/bjaerv5n3-022

Palavras-chave:

Biometria, pesagem, roedor silvestre, ração para coelhos, dieta natural.

Resumo

A paca (Cuniculus paca) é um roedor silvestre que possui grande pressão de caça devido a sua carne ser muito apreciada dentre as carnes de caça. A pressão de caça associada com a baixa taxa reprodutiva e ao desmatamento dos habitats são fatores que comprometem a preservação da espécie em algumas regiões do país. Essas informações são importantes para permitir que criatórios de pacas tenham embasamento de maneira que, diversifiquem ou alternem a dieta desses animais, ponderando o custo benefício do criatório e dos próprios animais O objetivo deste trabalho foi verificar o desenvolvimento ponderal e o rendimento de carcaça de pacas submetidas a dois tipos de manejos alimentares. O grupo 1 foi submetido a alimentação com ração para coelho com banana comprida (musa sp.), carambola (Averrhoa carambola), and couve manteiga (Brassica oleracea). O grupo 2 foi submetido à dieta alimentar com frutos, grãos, tubérculos e folhas. As medidas corporais e a pesagem dos animais deram-se ao nascimento e, posteriormente ao desmame, uma vez na semana, até completarem oito meses de idade. As carcaças quentes, vísceras, cabeça e patas foram pesadas para obtenção do rendimento de carcaça. A análise estatística no ganho de peso foi realizada pelo teste de Tukey, fatorial 2x2 e o peso ao abate por análise de variância. Houve para o ganho médio de peso e peso médio final. Foi observado maior rendimento de carcaça no grupo 1. Pode-se inferir que o grupo 1 teve melhores resultados para ganho de peso e peso final devido a alimentação. Há a necessidade de mais pesquisas para padronizar dados referentes ao rendimento de carcaça e ganho de peso em pacas, principalmente direcionada para faixa etária adulta.

Referências

Andrade P.C.M., Lavorenti, A. & Nogueira Filho, S.L.G. 1998. Efeitos do Tamanho da Área, da Dieta e da Idade Inicial de Confinamento sobre Capivaras (Hydrochoerushydrochaerishydrochaeris L. 1766) em Crescimento. Revista Brasileira de Zootecnia, 27(2): 292-299.

Belaunde S.A., Ângulo A.S. & Ramírez, C.R. 2009. Determinación de parâmetros productivos y reproductivos em La zoocría Del “JochiPintao”, Cuniculus paca. Dissertação de mestrado, Universidad Autónoma Gabriel René Moreno, Santa Cruz de La Sierra, Bolivia. 95p.

Cunha W.F. 2014. Caracterização e potencial de comércio da carne de capivara criada em sistema semi-intensivo. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 112p.

Cunningham J.G. 2004. Tratado de fisiologia veterinária. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

Gomes C., Karam L.B. & Macedo R.E.F. 2013. Atributos de qualidade da carne de paca (Agouti paca): perfil sensorial e força de cisalhamento. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. 65(1): 139-147.

Hosken F.M. & Silveira A.C. 2001. Criação de pacas. Aprenda Fácil, Viçosa.

Lange R.R. & Schmidt E.M.S. 2014. Rodentia: roedores selvagens (capivara, cutia, paca e ouriço) In Tratado de animais domésticos. São Paulo, SP: Roca.

Lawrie R.A. 2005. Ciência da carne. Artmed, Porto Alegre.

Lourenço R.F.S., Dias R.S. & Gomes A.P.A. 2008. Criação de paca como alternativa de diversificação de produção e renda em Minas Gerais (Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) (anais).

Nogueira-Filho S.L.G. & Nogueira S.S.C. 1999. Análise econômica da criação comercial de animais silvestres. (Congreso internacional de manejo de fauna silvestre em La amazonía y américa latina) (Anais).

Ribeiro V.M.F. & Zamora L.M. 2008. Pacas e capivaras: criação em cativeiro com ambientação natural. GEA/AS, Rio Branco.

Rodríguez M.A.B. & Arroyo M.D.B. 2008. Efecto de la dieta sobre la ganancia de peso enindividuos de Agouti paca (Rodentia: Agoutidade) en cautiverio. Revista Mexicana de Mastozoología, 1(12): 6-16.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Artigos originais