O uso da sondagem em projetos de fundações
The use of survey in foundation projects
DOI:
https://doi.org/10.34188/bjaerv5n3-027Palavras-chave:
Fundação, solo, sondagemResumo
Reconhecer antecipadamente o subsolo é fundamental para os dimensionamentos das fundações necessárias de uma obra civil, visto que as avaliações geológicas-geotécnicas proporcionam maior assertividade e confiança no projeto. A Sondagem de solo, também conhecida como radiografia de superfície do terreno, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água. Este trabalho visa evidenciar a importância do uso de sondagens para trabalhos fundacionais, avaliando os potenciais ganhos de informação obtida através da complementação do SPT (sondagem à percussão ou sondagem de reconhecimento simples) através de sondagem do solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores.
- É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte.
- Artigos com plágio serão recusados, e o autor do plágio perderá o direito de publicar nesta revista.
- Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não estão disponíveis para outros fins ou a terceiros.
- Depois de enviar os artigos, os autores cedem os direitos autorais de seus artigos ao BJAER. Se você se arrepender da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao BJAER que não publique seu artigo. Porém, essa solicitação deve ocorrer até dois meses antes da divulgação do número que o artigo será publicado.
- O BJAER usa a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER) se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos finais não serão enviadas aos autores.