O gestor de politicas públicas na administração pública no Brasil: o caso do gestor governamental na Bahia / The public policy manager in Brazil: the case of the government manager in Bahia

Autores

  • Lígia Cacilda Maria André Zaqueu Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv4n1-018

Palavras-chave:

Competência, Técnica, Gerencial, Política e Políticas Públicas

Resumo

O artigo parte da percepção das reformas na administração pública e da relevância da carreira do gestor público, em especial o de carreira de Especialista de Politicas Públicas e Gestor Governamental (EPPGG). O objetivo geral consiste em analisar de atuação do gestor público na atual administração. A pesquisa centrou-se nos instrumentos gerenciais e na ação político – partidária. Os objetivos específicos consistem em analisar a escolha e construção de expectativas na carreira; identificar a pertinência da competência política. Nesse estudo de caso usou-se entrevista e o questionário, os entrevistados são gestores governamentais do Estado com cargos gerenciais, dos quais, 278 gestores previstos fazem parte da Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Bahia (AGGEB). Desses 278 foram entrevistados 12 e 266 deveriam responder o questionário, mas só 10 contribuíram para o artigo. Os resultados apontam a ausência de políticas unificadas na gestão das diferentes Secretarias, predominância de decisões político-partidárias em atividades consideradas técnica e gerencial, não participação dos gestores na definição de políticas, ocupação excessiva dos não concursados, gerando conflitos na implementação das ações, falta de gestores com a formação em ciências sociais de forma a torná-los generalistas na carreira do EPPGG no Brasil.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ESPECIALISTAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL. Pesquisa ANESP. Recuperado em 26 dezembro, 2006, de: http://www.anesp.org.br.

AZAMBUJA, D. Introdução à ciência política. (10. ed.) São Paulo: Globo 1996.

BERGUE, T. S. O cargo efetivo de gestor público na administração municipal: formação, atribuições e conflitos de competências. Anais In: encontro del Administração Pública e Governança – ENAPG Salvador. Brasil 2008.

BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra 2005.

BONIS, D. F. De. O dirigente público como categoria analítica: um exercício de definição. Tese de Mestrado, Universidade de São Paulo, EAE, 2008.

CKAGNAZAROFF, B. I. Reforma gerencial e o poder do gesto público: ator de mudanças ou de resistência? anais in: congresso internacional del CLAD Sobre la Reforma deL Estado y de la Administracion Pública, Lisboa, Portugal, 2002.

DUTRA, J. S. et. al. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional (vol.10, n.1, pp. 55-70). 2009.

DUTRA, J. S. A gestão de carreira. In: Fleury, M. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente 2002.

FADUL, E. & Souza, A. R. Políticas de reformas da administração pública brasileira: uma compreensão a partir de seus mapas conceituais. Anais. In: Encontro Nacional de Associação Nacional de pós-graduação – ENAPAD. Rio janeiro. 2005.

FLEURY, A. C. C.& Fleury, M. T. L. Construindo o conceito de competência. Revista Administração. Contemporânea. 5 (Edição Especial) 2001.

_________________. Estratégia empresarial e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Brasil Atlas 2000.

FREY, K. Políticas públicas. um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Cadernos de pesquisa, n.18 1999.

MADUREIRA, C. O estatuto do pessoal dirigente: confiança política ou profissionalização? Anais In: Congresso Internacional del clad sobre la Reforma Del Estado y de la Administraction Pública. Buenos Aires, 2008

MELO, M. C. de O. & TEODÓSIO, A. Parceria: novas exigências para os gerentes do setor público e desafios para sua formação. Anais In: ENCONTRO NACIONAL DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO – ENAPAD. Belo Horizonte. 2000.

MINAYO. M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco 2007.

MURICI, M. das G. & ROQUETTE, N. A. S. Projeto estruturador. ampliação da profissionalização dos gestores públicos. Belo Horizonte: Secretaria do Planejamento de Minas Gerais. Brasil 2007.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fabricas de administração? Revista de Administração de Empresa, -. São Paulo, vol. 24.p p.44-54, abr/jun 2003.

OLIVEIRA, M. P. et al. Aprimoramento da gestão da carreira do especialista em políticas públicas e gestão governamental. Documento de consolidação e sistematização dos principais aspectos levantados, discutidos e sugeridos para subsidiar a realização da Oficina. Versão fianl. Brasília: Ministério do Planejamento 2009.

PAULA, A. P. Por uma nova gestão pública. (1a. ed.) Rio de Janeiro. FGV 2005.

REIS, P. M. de S. Construção da base de competências gerenciais: um estudo de caso na diretoria de fiscalização do Banco Central do Brasil.2004. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Departamento de Administração, 2004.

RICHARDSON, R. J.& PERES, J. A. de S. Pesquisa social: métodos e tecnicas. São Paulo: Atlas 1989.

SORJ, B. Sociologia e trabalho: mutações, encontros e desencontros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS,15(.43) ,2000.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Zaqueu, L. C. M. A. (2022). O gestor de politicas públicas na administração pública no Brasil: o caso do gestor governamental na Bahia / The public policy manager in Brazil: the case of the government manager in Bahia. Brazilian Journal of Business, 4(1), 310–328. https://doi.org/10.34140/bjbv4n1-018

Edição

Seção

Artigos