Proposta de plano de ação para reduzir desperdícios de tempos não produtivos e melhorar os movimentos executados pelo operador

Proposed action plan to reduce waste of non-productive times and improve the movements carried out by the operator

Autores

  • Denice Lusa
  • Gabriele Pietrala Monteiro
  • Lilhane Moro Ramos
  • João Pedro de Faria
  • Kevin Ariel de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv4n3-008

Palavras-chave:

tempo de movimentação, layout, gestão da produção

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido em uma empresa do setor metal mecânico da cidade de São José dos Pinhais – PR, responsável pela produção de componentes e sistemas mecatrônicos para portas, assentos e carrocerias de veículos. É resultado de uma observação participativa, cujo objetivo é propor um plano de ação para reduzir desperdícios de tempos não produtivos e melhorar os movimentos executados pelo operador. Foram analisados na empresa problemas de movimentação desnecessária de materiais e pessoas. Com o auxílio de ferramentas como: brainstorming, benchmarking, 5w2h, matriz gut, diagrama de ishikawa e artigos científicos, auxiliaram na solução deste problema. A proposta apresentada para a empresa reduz a tempo de movimento desnecessários, aumenta a produtividade com um baixo investimento.

Referências

BARNES, R.M. Estudos de movimentos e de tempos: projeto e medida de trabalho, Editora Blucher, São Paulo, 1977.

CARDOSO, Rodrigo Perito. Seleção de Materiais: motivação para seleção de materiais. Curitiba: UFPR, 2016. 27 slides, color.

CASAGRANDE, Edimar Fernando; BUGS, João Carlos. O uso do sistema WMS na gestão de estoques: o caso Paraboni Multiferramentas Ind. e Com. Ltda. Revista de Administração de Empresas Eletrônica-RAEE, n. 3, 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: segunda edição. Rio de Janeiro, RJ, 2005.

CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. In: Organizaçao e métodos: uma visao holística. 1995. p. 576-576.

DE BORBA, Mirna; LUNA, Mônica Maria Mendes; DA SILVA, Fernanda Antunes Batista. Proposta de arranjo físico para microempresa baseado no planejamento sistemático de layout (SLP). Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 6, n. 1, p. 519-531, 2014.

FELIPPE, Adélia Denísia et al. Análise descritiva do estudo de tempos e métodos: uma aplicação no setor de embaladeira de uma indústria têxtil. IX Simpósio de Excelencia em Gestão e Tecnologia, Anais,…, SEGet, 2012.

FIGUEIREDO, Franscisca Jeanne Sidrim de; OLIVEIRA, TRC; SANTOS, MBPA. Estudo de tempos em uma indústria e comércio de calçados e injetados Ltda. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v. 31, 2011.

IVANQUI, Ivan Ludgero. Um modelo para a solução do problema de arranjo físico de instalações interligadas por corredores. 1997. 146 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia de Produção, Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

KUEHNE, M. Logística de materiais: uma abordagem quantitativa. Curitiba: FAE Business School, 2008.

MACHADO, Alexsander; SELLITTO, Miguel Afonso. Benefícios da implantação e utilização de um sistema de gerenciamento de armazéns em um centro de distribuição. Revista Produção Online, v. 12, n. 1, p. 46-72, 2012.

MENDES, René; DIAS, Elizabeth Costa. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Revista de saúde pública, v. 25, p. 341-349, 1991.

NOGUEIRA, Marina Alexandra Alves. Mapeamento do fluxo de valor. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia e Gestão Industrial, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010. Cap. 2. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/4095. Acesso em: 13 nov. 2020.

NOVAES, Marcos Bidart Carneiro de; GIL, Antonio Carlos. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, p. 134-160, 2009.

REZENDE, Polyane Avelar; MARTINS, Taciana Lopes Rezende; ROCHA, Mônica Ferreira. Aplicação do estudo de tempos e movimentos no setor administrativo: estudo de caso em uma empresa mineradora. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 8, n. 1, p. 653-665, 2016.

SANTOS, Neri dos et al. Antropotecnologia: a ergonomia dos sistemas de produção. Curitiba: Genesis, 1997.

SILVA, A. de O. Análise da gestão e movimentação de materiais em um centro de distribuição numa fábrica de sandálias, um estudo de caso. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.

SILVA, Alessandro Lucas da; RENTES, Antonio Freitas. Um modelo de projeto de layout para ambientes job shop com alta variedade de peças baseado nos conceitos da produção enxuta. Gestão & Produção, v. 19, p. 531-541, 2012.

SOUSA, Saymon Ricardo Oliveira et al. O estudo de tempos e movimentos na eliminação de desperdícios: uma aplicação prática na área de limpeza industrial mecanizada. Exacta, v. 15, n. 3, p. 407-420, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Artigos