Epidemiologia dos óbitos infanto juvenis por câncer na Paraíba / Epidemiology of infant juvenile occupations by cancer in Paraiba

Authors

  • Mattheus de Luna Seixas Soares Lavor
  • Raquel Lopes Cavalcanti
  • Perilo Rodrigues de Lucena Filho
  • Arnaldo Alves de Azevedo Neto
  • Maria Clara Soares Lavor Nunes
  • Rafaela Luna Fernandes
  • Gabriela Luna Fernandes
  • Rodolfo Barbosa de Freitas

Keywords:

Epidemiologia, Câncer, Infanto, Juvenil.

Abstract

INTRODUÇÃO:O câncer é a segunda causa de morte por doença infato-juvenil no Brasil. Este trabalho visa avaliar os casos de câncer infanto-juvenil (CIJ) no Brasil, no Nordeste e na Paraíba e associar com outros relatos e publicações em Literatura. METODOLOGIA:Trata-se de um estudo descritivo, com base nos dados disponibilizados pelo INCA, referentes ao período de 1984 a 2014, no Brasil, Nordeste e Paraíba. Os cânceres foram coletados segundo categoria CID-10 (C00 a C97). No Brasil, as leucemias são a primeira causa de CIJ, seguido pelo de encéfalo e ossos e articulações. Porém a primeira e terceira posições apresentam um comportamento estável durante os 30 anos estudados. Já o CIJ de encéfalo vem crescendo e chegando ao dobro dos números nos últimos anos. No nordeste, a terceira posição é o linfoma não-hodgkin, porém apresentando uma diminuição dos casos ao longo dos anos. Na Paraíba, localização primária desconhecida é terceira colocada, triplicando o número de casos atualmente. RESULTADOS E CONCLUSÃO:São poucos os estudos epidemiológicos sobre CIJ no Brasil e quase inexistentes quando trata-se de nordeste e da Paraíba. Nos 15 primeiros anos do estudo foram registrados 38285, 7432, 556 casos de CIF no Brasil, no nordeste e na Paraíba, respectivamente, e nos últimos 15 anos 46685, 13324 e 914 casos, representando crescimento de 1,21, 1,80 e 1,65. Impressiona o crescimento maior no número de CIF no nordeste e na Paraíba em comparação ao Brasil.

 

References

CAMARGO, B. D. et al. Câncer na criança e no adolescente no Brasil dados dos registros de base populacional e de mortalidade. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Câncer, 2008.

BRAGA, Patrícia Emília et al. Câncer na infância: análise comparativa da incidência, mortalidade e sobrevida em Goiânia (Brasil) e outros países. Cadernos de Saúde Pública, v. 18, p. 33-44, 2002.

DA SILVA, Denise Bousfield; PIRES, M. M.; NASSAR, Silvia Modesto. Câncer pediátrico: análise de um registro hospitalar. J Pediatr (Rio J), v. 78, n. 5, p. 409-14, 2002.

GUERRA, Maximiliano Ribeiro et al. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Rev bras cancerol, v. 51, n. 3, p. 227-34, 2005.

PARKIN, D. Maxwell et al. The international incidence of childhood cancer. International Journal of Cancer, v. 42, n. 4, p. 511-520, 1988.

Published

2019-03-13

Issue

Section

Original Papers