Interdisciplinaridade na gestão do cuidado ao idoso / Interdiscplinarity in elderly care management

Authors

  • Anny Carolini Dantas da Fonseca
  • Sofia da Rocha Estevam
  • Silvia Laryssa Lima Mariz
  • Leticia Costa Oliveira
  • Cinthya Maria Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-005

Keywords:

Multidisciplinaridade, assistência à saúde, idoso, práticas integrativas.

Abstract

O processo do envelhecimento traz consigo grandes mudanças físicas e psicológicas que favorecem o desenvolvimento de diferentes patologias crônicas e torna-se desafiador para as áreas da saúde. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender a importância da interdisciplinaridade na gestão do cuidado ao idoso e quais aspectos podem contribuir para qualidade de vida dos pacientes. Tratou-se de uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs. Foram selecionados 11 artigos publicados de 2014 em diante. Verificou-se que a alta procura de indivíduos da terceira idade por assistência à saúde é consequência de suas vulnerabilidades que facilitam alterações do estado de saúde e geram restrições no seu cotidiano. Assim, a prática interdisciplinar mostra-se como uma alternativa eficaz e inovadora para suprir necessidades específicas, consiste na assistência integralizada na gestão do cuidado mediante a correlação entre os profissionais com partilhas recíprocas. Diante disso, conclui-se que existe uma fragmentação no cuidado à saúde do idoso e que é de grande relevância a elaboração de práticas articuladas em equipes que envolvam as diversas áreas que compõem a atenção à saúde, visando um atendimento integral das limitações que interferem no bem-estar do idoso, dessa forma, a interdisciplinaridade é essencial para efetivação da assistência desenvolvida.

References

ALMEIDA A.P.S.C; NUNES B.P; DURO S.M.S; LIMA R.C.D; FACCHINI L.A; Falta de acesso e trajetória de utilização de serviços por idosos brasileiros. Revista de Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.25, n.6, 2018.

BARBOSA A.S; ANDRADE G.C.L; PEREIRA C.O; FALCÃO I.V; A interdisciplinaridade vivenciada em um grupo de idosos de uma unidade de saúde da família do Recife. Revista de Atenção Primária à Saúde, Minas Gerais, v. 19, n.2, 2016.

BARBOSA M.E.M; CORSO E.R; SCOLARI G.A.S; CARREIRA L. Interdisciplinaridade do cuidado a idosos com doença de Alzheimer: reflexão à luz das teorias de Leininger e de Heller. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v.24, n.1, 2020.

BESSE M; CECILIO L.C.O; LEMOS N.D. A Equipe Multiprofissional em Gerontologia e a Produção do Cuidado: um estudo de caso. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.17, n.2, 2014.

CORRÊA E.S.M; ARRABAÇA M.P.P; YAMAGUCHI M.U; BERNUCI M.P. Proposta de instrumento para admissão de idosos em Instituições de Longa Permanência: elaboração e validação. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, Rio de Janeiro, v.22, n.3, 2019.

JAFELICE G.T; MARCOLAN J.F. O trabalho multiprofissional nos Centros de Atenção Psicossocial de São Paulo. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasilia, v.71, n.5, 2018.

NASCIMENTO J.W; SILVA L.R; ARRUDA L.E.S; FREITAS M.V.A, NASCIMENTO M.L.V; SILVA M.G.G; SANTOS E.M; SILVA L.C; LEITE R.T.V. Relato de experiência sobre a importância da intersetorialidade e interprofissionalidade para a promoção da saúde em um projeto de extensão, Pet-saúde interprofissionalidade. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.1, 2021.

OLIVEIRA M.R; VERAS R.P; CORDEIRO H.A; PASINATO M.T. A mudança de modelo assistencial de cuidado ao idoso na Saúde Suplementar: identificação de seus pontos-chave e obstáculos para implementação. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.26, n.4, 2016.

OLIVEIRA M.R; VERAS R.P; CORDEIRO H.A. A importância da porta de entrada no sistema: o modelo integral de cuidado para o idoso. Revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, vol 28, n.4, 2018.

GROL S.M; MOLLEMAN G.R.M; KUIPJPERS A; SANDE R.V; FRANSEN G.A.J; ASSENDELFT W.J.J; SCHERS H. O papel do médico generalista em equipes multiprofissionais: um estudo qualitativo na atenção ao idoso. BMC Family Practice, 2018.

SANTOS A.C.W; HAMMERSC K.S.A; GIRONDI J.B.R; SCHIER J; FERREIRA J.M; DACOREGIO B.M. Percepção da equipe multiprofissional sobre o registro no prontuário do residente da instituição de longa permanência para idosos. Ciencia e enfermagem, Santa Catarina, vol.24, n.10, 2019.

Published

2021-03-01

How to Cite

DA FONSECA, A. C. D.; ESTEVAM, S. da R.; MARIZ, S. L. L.; OLIVEIRA, L. C.; DE SOUZA, C. M. P. Interdisciplinaridade na gestão do cuidado ao idoso / Interdiscplinarity in elderly care management. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 4045–4050, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n2-005. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25529. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers