Perfil sociodemográfico e clínico de idosos com diabetes Mellitus do programa de promoção à saúde/ Sociodemographic and clinical profile of elderly people with diabetes Mellitus in the health promotion program

Authors

  • Adriane Stefanny Rocha Ribeiro
  • Francineide Pereira da Silva Pena
  • José Luis da Cunha Pena
  • Walter de Souza Tavares
  • Vanessa da Silva Oliveira
  • Luan Andrade de Souza
  • Jéssica Gomes da Silva
  • Ladiane Dantas Soares Pena

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-104

Keywords:

Idoso, Diabetes Mellitus, Enfermagem.

Abstract

Objetivo: Investigar o perfil sociodemográfico e clínico de idosos diabéticos em segmento no programa de idosos atendidos em um grupo de promoção à saúde. Método: Estudo descritivo transversal, quantitativo, com 21 idosos, avaliados por questionários: sociodemográfico; clínico; antropométrico por bioimpedância elétrica e bioquímica por exames: glicemia, hemoglobina glicada, triglicerídeos, colesterol total e frações. O Coeficiente de Correlação de Spearman foi utilizado para avaliar a relação entre as variáveis estudadas. Resultados: predominou sexo feminino, média de idade (67,6±5,6), cor parda, casados, escolaridade baixa. As variáveis antropométricas índice de massa corporal, gordura corporal e gordura visceral, apresentaram-se elevadas, entretanto, às variáveis bioquímicas evidenciaram médias nos valores desejáveis. O índice de massa corporal não apresentou relação com variáveis bioquímicas e a glicemia de jejum não apresentou relação com variáveis antropométricas. Conclusão: Os dados ora analisados e apresentados enfatizam a importância de conhecer o perfil sociodemográfico e clinico da população em questão, considerando que a estimativa da população brasileira de idosos e com DM2.

References

Miranda GMD, Mendes ACG, Silva ALA. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2016;19(3):507-19.

Brasil. Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: proposta de modelo de atenção integral. Ministério da Saúde. 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_cuidado_pessoa_idosa_sus.pdf

Internacional Diabetes Federation-IDF. Atlas de la Diabetes de la FID. 8ed. [Internet]. 2017 Ago [cited 2018 Dec. 17]. Disponível em: https://www.idf.org/elibrary/epidemiology-research/diabetes-atlas.html.

Published

2021-03-15

Issue

Section

Original Papers