Abordagem inicial da criança com Insuficiência Respiratória / Initial approach to the child with Respiratory Failure

Authors

  • Letícia Geovanna Ramos Germano
  • Kessia Karina Alves de Oliveira
  • Maria Beatriz Mariz Maia de Freitas
  • Millena Maria Maciel Pinto
  • Isabela Tatiana Sales de Arruda
  • Alysson Kennedy Pereira de Souza
  • Daniela Heitzmann Amaral Valentin de Souza
  • Isabela Tatiana Sales de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-392

Keywords:

Insuficiência, Pulmões, Crianças, Doença e Ventilação.

Abstract

Na população pediátrica, a principal causa de mortalidade é o comprometimento do sistema respiratório, logo, o conhecimento da abordagem inicial da criança com insuficiência respiratória é fundamental, tendo em vista que essa por sua vez auxilia no diagnóstico e tratamento precoce da IR. O nosso objetivo foi discutir a fisiopatologia da insuficiência respiratória na criança, os aspectos do diagnóstico diferencial e do tratamento. A falha de oxigenação no aparelho respiratório pode ser provocada por alteração de difusão na membrana alveolocapilar ou, mais classicamente, pela relação desigual entre a ventilação alveolar e o fluxo sanguíneo alveolar. Os mecanismos fisiopatológicos que levam à insuficiência respiratória podem se dividir em falha de oxigenação e falha de ventilação. O tratamento varia dependendo do caso do paciente, ele compreende a permeabilização das vias aéreas, a ventilação assistida e a oxigenoterapia, a manutenção da circulação adequada pela fluidoterapia e uso de drogas vasoativas. É premente que que a insuficiência respiratória aguda seja diagnosticada precocemente na infância para que se possa reestabelecer sua oxigenação e a ventilação dessa criança de maneira adequada levando a reversão desse quadro clínico.

References

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Insuficiência respiratória aguda. Departamento Científico de Terapia Intensiva. Rio de Janeiro, RJ: 2017.

MATSUNO, Alessandra Kimie. Insuficiência respiratória aguda na criança. Ribeirão Preto, SP: Revista USP, 2012.

FONSECA, Jaisson Gustavo da; SETTE, Adrianne Mary Leão; OLIVEIRA, Alexandre Rodrigues Ferreira. Avaliação e manejo inicial da insuficiência respiratória aguda na criança. Rev Med Minas Gerais, v. 23, n. 2, p. 196-203, 2013.

SCHVARTSMAN, Benita G. Soares; MALUF JR., Paulo Taufi; SAMPAIO, Magda Carneiro. Pronto-socorro: 3. ed. (Coleção Pediatria). Barueri, SP: Editora Manole, 2018.

PIVA, Jefferson Pedro; GARCIA, Pedro Celiny Ramos; SANTANA, João Carlos Batista; BARRETO, Sérgio Saldanha Menna. Insuficiência respiratória na criança. Rio de Janeiro, RJ:

Jornal de Pediatria, 1998. GIGLIO-JACQUEMOT, A. Definições de urgência e emergência: critérios e limitações. Rio de Janeiro, RJ: Editora FIOCRUZ, 2005.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho. Brasília, DF: Editora MS, 2001

Published

2021-04-19

Issue

Section

Original Papers