Cirrose hepática induzida por mesalazina: relato de caso / Mesalazine-induced hepatic cirrhosis: case report

Authors

  • Filipe Mateus Costa Teixeira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Leandro de Oliveira Costa
  • Hulie Martins Ferreira
  • Luíza Oliveira Teixeira
  • Lucy Ana Santos Fonseca
  • Bernardo Ferreira de Paula Ricardo

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-446

Keywords:

Doença de Crohn, fibrose, cirrose hepática, 5 ácido aminosalicilato (5 ASA)

Abstract

G.H.P.S, 24 anos, sexo masculino, etilista social, estava em acompanhamento ambulatorial de Doença de Crohn desde dezembro de 2017, quando foi iniciado tratamento com mesalazina oral e corticóide com boa resposta clínica. Em consulta de rotina, cinco meses após início do tratamento, enzimas hepáticas encontravam-se elevadas. A partir de então, foi iniciado propedêutica a fim de investigar a causa para tal alteração. Dois meses depois, paciente evoluiu com icterícia e persistia com níveis séricos aumentados de enzimas hepáticas. Logo, suspeitou-se de lesão hepática induzida por drogas e optou-se por suspender a mesalazina até melhora clínica e laboratorial. Porém, após suspensão da droga, paciente evoluiu com piora dos sintomas da doença inflamatória intestinal e voltou a fazer uso, por conta própria, da medicação em questão. Depois de quinze dias iniciou hiporexia, prostração e náuseas associados a piora da icterícia, colúria, acolia fecal e manutenção de enzimas hepáticas alteradas. Suspeitado de hepatite, porém, propedêutica diagnóstica inicial não identificou etiologia. Optado por realizar biópsia hepática que evidenciou fibrose e colestase moderadas, possivelmente associados à injúria por medicamento. Diante disso, a hipótese de hepatopatia crônica secundária a mesalazina foi confirmada.

References

Ng SC, Shi HY, Hamidi N, Underwood FE, Tang W, Benchimol EI, et al. Worldwide incidence and prevalence of inflammatory bowel disease in the 21st century: a systematic review of population-based studies. Lancet. 2018;390(10114):2769-78. Erratum in: Lancet. 2020;396(10256):e56. Review.

Lichtenstein GR, Loftus EV, Isaacs KL, Regueiro MD, Gerson LB, Sands BE. ACG Clinical Guideline: Management of Crohn's Disease in Adults. Am J Gastroenterol. 2018;113(4):481-517.

Ransford RA, Langman MJ. Sulphasalazine and mesalazine: serious adverse reactions re-evaluated on the basis of suspected adverse reaction reports to the Committee on Safety of Medicines. Gut. 2002;51(4):536-9.

Lee WM. Drug-induced hepatotoxicity. N Engl J Med. 2003;349(5):474-85. Review.

Chalasani NP, Hayashi PH, Bonkovsky HL, Navarro VJ, Lee WM, Fontana RJ; Practice Parameters Committee of the American College of Gastroenterology. ACG clinical guideline: the diagnosis and management of idiosyncratic drug-induced liver injury. Am J Gastroenterol. 2014;109(7):950-66; quiz 967.

Leise MD, Poterucha JJ, Talwalkar JA. Drug-induced liver injury. Mayo Clin

Proc. 2014;89(1):95-106. Review

Deltenre P, Berson A, Marcellin P, Degott C, Biour M, Pessayre D. Mesalazine (5-aminosalicylic acid) induced chronic hepatitis. Gut.1999;44(6):886-8.

Sgro C, Clinard F, Ouazir K, et al. Incidence of drug-induced hepatic injuries: a French population-based study. Hepatology. 2002; 36: 451-455

Chalasani N, Fontana R.J, Bonkovsky H.L, et al. Causes, clinical features, and outcomes from a prospective study of drug-induced liver injury in the United States. Gastroenterology. 2008; 135 (1934.e1-4): 1924-1934

Lucena M.I, Andrade R.J, Kaplowitz N, et al. Phenotypic characterization of idiosyncratic drug-induced liver injury: the influence of age and sex. Hepatology. 2009; 49: 2001-2009

Published

2021-04-29

Issue

Section

Original Papers