Rotulagem de alimentos com propriedades funcionais para fibras: análise de informações / Labeling foods with functional properties for fiber: information analysis

Authors

  • Flávia Taize de Andrade Silva
  • Elicleide Silva Santos
  • Jéssyca Alves da Silva
  • Ronaide Paula dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-342

Keywords:

Alimentos Funcionais, Rotulagem De Alimentos, Fibras, Consumidor, Consumo.

Abstract

Alimento funcional é aquele semelhante em aparência ao convencional, que deve ser consumido como parte da dieta usual, produzindo efeitos metabólicos ou fisiológicos úteis na manutenção de uma boa saúde física e mental, podendo auxiliar na redução do risco de doenças crônico-degenerativas, além de suas funções nutricionais básicas. Por seus benefícios à saúde, tais alimentos, devem fazer parte de uma dieta equilibrada, com objetivo de melhorar o bem-estar. Dentre eles, estão as fibras, substâncias constituídas por polímeros de carboidratos com dez ou mais unidades monoméricas, que não sofrem hidrólise pelas enzimas digestivas. Um dos fatores que levam o consumidor a adquirir ou não determinado alimento, é a sua a rotulagem, que tem como objetivo garantir a presença de informações claras e precisas, com declarações que possam subsidiar o consumo seguro, devendo esta ser constantemente avaliada conforme as legislações vigentes e necessidades do consumidor. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar a rotulagem de alimentos com alegação funcional pela presença de fibras. A presente pesquisa compreendeu um estudo qualitativo, descritivo e transversal, realizado em novembro de 2019, na cidade de Lagarto, localizada no estado de Sergipe. A amostra foi composta por 26 rótulos de alimentos com alegação de propriedades funcionais pela presença de fibras. Observou-se forte presença de inconformidades dos itens analisados. As irregularidades encontradas são preocupantes por se tratarem de informações que podem levar o consumidor à aquisição ou ingestão equivocada de gêneros alimentícios.

References

BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla; RODRIGUES, Ticiana C. Fibra alimentar: Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo, Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução n.360, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre o regulamento técnico para rotulagem nutricional obrigatória de alimentos e bebidas embalados.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC n.18, de 30 de Abril de 1999. Diretrizes Básicas para Análise e Comprovação de Propriedades Funcionais e ou de Saúde Alegadas em Rotulagem de Alimentos.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar.

COMINETTI, C.; COZZOLINO, S.F.M. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. 2. Ed., ver. E atual. Baueri: Manole, 2020.1378p.

CUPPARI, Lilian. Nutrição nas Doenças Crônicas Não-Transmissiveis. São Paulo: Manole. 1ª Ed. 2009.

MORAES F. P. e COLLA L. M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios a saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, Vol 3 (2), p. 99-112, 2006. Disponível em: <http://h200137217135.ufg.br/index.php/REF/article/viewFile/2082/2024> Acesso em: 10 de ago de 2015.

SOUZA, A.LC.; SILVA, F.T.A.; SANTOS, E.S.; RODRIGUES, N.L.; SOUZA, N.J.P. Rotulagem de alimentos funcionais: análise de informações. Revista Higiene Alimentar, Vol 32, p 121-126, 2018.

RAUD, Cécile. Os alimentos funcionais: a nova fronteira da industria alimentar análise das estratégias da DANONE e da NESTLÉ no mercado brasileiro de iogurtes. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 16, n. 31, p. 85-100, nov. 2008.

ROBERFROID, M. Functional food concept and itsapplication to prebiotics. Digest Liver Dis, 2002; 34 (suppl.2):S105-10.

SALLES, Leonardo Gaspary. Os alimentos funcionais no Brasil: Uma análise dos produtos registrados com alegações de propriedade funcional e/ou de saúde entre 1999 e 2013 Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina]. Santa Catarina, 2013. [Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina].

SILVA, Jéssyca Alves da; NASCIMENTO, Bárbara Melo Santos do. Análise da adequação de rótulos de alimentos infantis frente a rotulagem geral e nutricional. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p. 6931-6941 mar./apr. 2021.

NITZKE, Julio Alberto. Alimentos funcionais: uma análise histórica e conceitual. In: “Agronegócio: panorama, perspectivas e influência do mercado de alimentos certificados”. Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Curitiba : Appris, 2012. p.11-23.

SMITH, A.C.L. Rotulagem de alimentos: avaliação da conformidade frente à legislação e propostas para sua melhoria. 2010. 95p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

LAJOLO, F.M. Um olho no prato outro no futuro. Jornal da Unicamp, Campinas, n. 237, p.3-4, 10 Nov 2003. Entrevista concedida a Luiz Sugimoto. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/237pag03.pdf>. Acesso em 24 de ago de 2015.

SOUZA A L C, SOUZA A, SANDES L. Análise de fibras em rotulagem de barras de cereais. In: II Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêuticas | III Conferência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, em 2012.

FREITAS, M.R. Avaliação da adequação de rotulagem para alimentos com alegação de propriedades funcionais: fibras alimentares. 2014. 58p. Trabakho de conclusão de curso – Faculdade de Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Published

2021-10-18

Issue

Section

Original Papers