Avaliação da composição nutricional de refeições oferecidas por uma unidade de alimentação e nutrição / Evaluation of the nutritional composition of meals offered by a food and nutrition unit

Authors

  • Emylly Raquel dos Santos Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Laiana Eugênio do Nascimento
  • Rosinete da Silva ferreira Freitas
  • Ana Paula Carli de Almeida
  • Rebeca Novais Brandão
  • Maria Vitória Campos de Arruda
  • Sandra Souza de Andrade Moraes
  • Maria Aparecida Barbosa da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-077

Keywords:

Nas últimas décadas tem aumentado o número de pessoas que fazem refeições fora de casa e com base nisso houve um aumento no crescimento do mercado alimentício. Com isso, há uma maior necessidade da implantação de locais fornecedores de refeições saudáveis

Abstract

Nas últimas décadas tem aumentado o número de pessoas que fazem refeições fora de casa e com base nisso houve um aumento no crescimento do mercado alimentício. Com isso, há uma maior necessidade da implantação de locais fornecedores de refeições saudáveis de modo que garanta maior qualidade nutricional, sensorial e higiênico-sanitária em toda cadeia de produção até a entrega do produto final. O presente estudo teve como objetivo avaliar a composição nutricional das marmitas oferecidas por uma Unidade de Alimentação e Nutrição e comparar se os valores estão de acordo com as recomendações preconizadas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Para determinação da composição nutricional foram utilizados os cálculos das fichas técnicas que foram elaboradas em planilha eletrônica a partir das informações coletadas no local e das informações nutricionais disponibilizadas na TACO. Os cardápios analisados durante a pesquisa mostraram ter uma média de teor calórico de 964 calorias no almoço dos comensais estando as calorias dos cinco dias analisados de acordo com o intervalo preconizado. Todos os dias apresentaram elevada quantidade de proteína e sódio além disso houve um aumento de carboidrato, lipídio e fibras nos dois primeiros dias, em contrapartida, no terceiro, quarto e quinto dia mostrou ter uma oferta de carboidratos muito abaixo, porém nestes dias as fibras obtiveram-se dentro do ideal conforme o determinado pela legislação vigente. Concluiu-se que nos dias analisados na UAN, as refeições enviadas obtiveram resultados insatisfatórios no teor de sódio, carboidratos, lipídios e proteínas que excederam as recomendações, porém o teor energético de todos os dias analisados apresentou concordância com o estabelecido pela literatura.

References

DA ROCHA, Marianne Pinheiro et al. Adequação dos cardápios de uma unidade de alimentação em relação ao programa de alimentação do trabalhador. Revista Univap, v. 20, n. 35, p. 105-111, 2014.

FASSINA. P. Análise qualitativa das preparações do cardápio de duas unidades de alimentação e nutrição. Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: Análise qualitativa das preparações do cardápio de duas unidades de alimentação e nutrição | Arquivos de Ciências da Saúde (famerp.br). Acesso em: 02, jun. 2021.

MATTOS, Priscila Fonte. Avaliação da adequação do almoço de uma unidade de alimentação e nutrição (uan) ao programa de alimentação do trabalhador (pat) evaluation of lunch adequation in a feeding and nutrition unit (fnu) to the worker feeding program (wfp). Cadernos UniFOA, v. 4, n. 7, p. 54-59, 2017.

Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria Interministerial Nº 66, de 25 de agosto de 2006. Altera os parâmetros nutricionais do Programa da Alimentação do Trabalhador – PAT. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 2006;165:153.

LAGEMANN. M. D.; FASSINA. P. Avaliação da composição nutricional de refeições oferecidas em uma unidade de alimentação e nutrição. Lajeado, v. 12, n. 1, p. 36-45, 2015. ISSN 1983-0882.

VIANA. F. C. Avaliação da composição nutricional dos cardápios de dois restaurantes populares de São Luis- MA. Maranhão, 2014. Disponível em: FabianaCardosoViana.pdf (ufma.br). Acesso em: 26, ago. 2021.

GORGULHO. B.M.; LIPI. M.; MARCHIONI. D. M. L. Qualidade nutricional das refeições servidas em uma unidade de alimentação e nutrição de uma indústria da região metropolitana de São Paulo. Revista de Nutrição Rev. Nutr., Campinas, 24(3):463-472, maio/jun., 2011.

CABRAL. H. C. C.; MORAIS. M. P.; CARVALHO. A. C. M. S. Composição nutricional e custo de preparações de restaurantes por peso. Goiás- GO. Demetra; 2013; 8(1); 23-38.

ROSA, Fabiana Cordeiro et al. Efeito de métodos de cocção sobre a composição química e colesterol em peito e coxa de frangos de corte. Ciência e agrotecnologia, v. 30, p. 707-714, 2006.

VANIN, M. et al. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava – PR. Revista Salus, Guarapuava, v. 1, n. 1, p. 31-38, jan./jun. 2007.

ARNHOLDT. A.P; HALMENSCHLAGER. M; SILVA. A. B .G. Avaliação da quantidade de sódio das refeições oferecidas em uma unidade de alimentação e nutrição no interior do rio grande do sul. Rio Grande do Sul- RS, VOL. 4, N. 3, 2012 - CCBS/UNIVATES.

Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018.

Published

2021-11-11

How to Cite

OLIVEIRA, E. R. dos S.; DO NASCIMENTO, L. E.; FREITAS, R. da S. ferreira; DE ALMEIDA, A. P. C.; BRANDÃO, R. N.; DE ARRUDA, M. V. C.; MORAES, S. S. de A.; ALVES, M. A. B. da S. Avaliação da composição nutricional de refeições oferecidas por uma unidade de alimentação e nutrição / Evaluation of the nutritional composition of meals offered by a food and nutrition unit. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 24565–24574, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-077. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39414. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers