Habitando territórios: construções e desconstruções na educação em saúde sobre a sexualidade junto a adolescentes / Inhabiting territories: constructions and deconstructions in health education on sexuality among adolescents

Authors

  • André Ribeiro de Castro Júnior Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Marcos Augusto de Paula Santos
  • Fernanda Clara da Silva Ribeiro
  • Isadora Catunda dos Santos
  • José Rogério Felício
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n5-070

Keywords:

Enfermagem. Adolescente. Educação em Saúde.

Abstract

Objetivo: Relatar experiência profissional na participação de projeto de extensão no diálogo com adolescentes sobre sexualidade e gênero. Metodologia: Trata-se de relato de experiência que descreve a realização de oficinas de diálogo com jovens no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, situado no bairro Mudubim, na cidade de Fortaleza-Ceará, no período de março a novembro de 2018. Resultados: Tomando por base a experiência na extensão pode se dizer que tornou-se possível avançar nos espaços de discussão para com as juventudes sobre temáticas como a sexualidade. Por meio da Educação em Saúde o enfermeiro torna-se protagonista no cuidado onde o jovem se faz sujeito ativo no cuidar, gerando assim crescimento mutuo nos saberes.  Conclusão: A aproximação para com a população nos territórios, dentre ela os jovens, abre espaços para melhores práticas de promoção da saúde.

 

 

References

AMARAL, Alice Mayra Santiago et al. Adolescência, gênero e sexualidade: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 62-67, 2017.

CARNEIRO, Rithianne Frota et al. Educação sexual na adolescência: uma abordagem no contexto escolar. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 14, n. 1, 2015.

CARVALHO, Cecilia Maria Resende Gonçalves de et al. Contribuições de uma extensão universitária participativa: uma proposta de educação para a cidadania. Extramuros-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 4, n. 2, 2016.

DA COSTA, Thais dos Santos et al. Escola, sexualidade, práticas sexuais e vulnerabilidades para as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 4, n. 1, 2017.

DE LIMA CAVALCANTE, Bruna Luana; DE LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. JournalofNursingand Health, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 1683-1694, 2016.

MERHY, Emerson Elias et al. Trabalho em saúde. Material produzido para a EPJV/FIOCRUZ, 2005.

SANTOS, Marks Passos et al. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: educação por pares. Revista Baiana de Enfermagem?, v. 31, n. 3, 2017.

SOBRAL V, et al. Acolhimento como instrumento terapêutico. In: Santos I, editor. Enfermagem assistencial no ambiente hospitalar: realidade, questões e soluções. São Paulo: Atheneu; 2004. p. 65-70.

VIERO, Vanise dos Santos Ferreira et al. Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição de conhecimentos sobre temas de saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 484-490, 2015.

Published

2019-10-25

Issue

Section

Original Papers