Ações socioeducativas no combate ao câncer de mama: Relato de experiência de um projeto de extensão universitária / Socio-educational actions to combat breast cancer: Experience report of a university extension project

Authors

  • Maria Vitória Yuka Messias Nakata
  • Ana Laura Martins Guirro
  • Bruna Camargo de Macedo
  • Gabriela Mendonça Marangoni
  • Heloisa Maria de Luca Vespoli

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-220

Keywords:

Atenção Primária, Câncer de Mama, Rodas de conversa, Agente comunitário, Rastreamento Mamográfico.

Abstract

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no Brasil e é a principal causa de mortalidade por neoplasia entre as mulheres, essencialmente por ser diagnosticado em casos avançados. Faz-se imperativo, identificar as mulheres com maior risco e fazer o diagnóstico precoce, realizado pelo rastreamento mamográfico. No município de Botucatu, embora o número de equipamentos seja suficiente e não haja fila de espera, a maioria dos diagnósticos são feitos em fases avançadas. Levando em consideração a importância da Atenção Primária à Saúde, iniciou-se em 2020 um projeto de extensão universitária que visitou Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família da região com o objetivo de promover ações socioeducativas no combate ao câncer de mama mediante rodas de conversa. Esses encontros foram ações integradas e multiprofissionais, contando com as equipes de saúde das unidades, alunos da graduação de medicina, de enfermagem e profissional mastologista. Nas visitas, identificou-se estratégias de monitoramento de cada unidade, bem como dificuldades específicas e comuns da rede. A busca ativa pelas mulheres com idade de rastreio, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, mostrou-se importante pilar do diagnóstico precoce, destacando o trabalho dos Agentes Comunitários nos territórios. As conversas contribuíram para melhorar a capacitação dos profissionais na identificação de mulheres com potencial alto risco e esclarecimentos da doença, assim como sugestões de mudanças na rotina de monitoramento das unidades. O monitoramento e a busca das mulheres na faixa etária recomendada ou com potencial alto risco devem ser realizados pela atenção primária principalmente por ser a porta de entrada para os serviços de saúde. Assim, ações promotoras de comunicação entre os níveis de saúde devem ser incentivadas para que haja compartilhamento de estratégias visando continuamente melhorar o prognóstico da doença.

References

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Ministério da Saúde). Instituto Nacional do Câncer (org.). Estimativa de Câncer 2020: Incidência de Câncer no Brasil. 1. ed. [Rio de Janeiro, RJ]: Instituto Nacional do Câncer, [2019]. 120 p. v. -. ISBN 978-85-7318-389-4. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil. Acesso em: 23 set. 2021.

URBAN, Linei Augusta Brolini Dellê; CHALA, Luciano Fernandes; BAUAB, Selma di Pace; et al. Breast cancer screening: updated recommendations of the Brazilian College of Radiology and Diagnostic Imaging, Brazilian Breast Disease Society, and Brazilian Federation of Gynecological and Obstetrical Associations. Radiologia Brasileira, v. 50, n. 4, p. 244–249, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842017000400244&lng=en&tlng=en>. Acesso em: 22 set. 2021.

Published

2022-02-09

How to Cite

NAKATA, M. V. Y. M.; GUIRRO, A. L. M.; DE MACEDO, B. C.; MARANGONI, G. M.; VESPOLI, H. M. de L. Ações socioeducativas no combate ao câncer de mama: Relato de experiência de um projeto de extensão universitária / Socio-educational actions to combat breast cancer: Experience report of a university extension project. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 2471–2476, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n1-220. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43838. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers