Relações íntimas e o conceito de moradia em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia atendidos em unidades básicas de saúde de Campinas-SP: relato de experiência / Intimate relationships and the concept of housing in patients diagnosed with schizophrenia treated in basic health units in Campinas-SP: experience report

Authors

  • Rafaela Holtz Cristo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Gabriela Maia Maiolini
  • Caroline Maria Bonafé
  • Thiago Lavras Trapé

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-305

Keywords:

relato de experiência, saúde mental, transtorno psicótico, relações íntimas, moradia.

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as relações íntimas e o conceito de morar em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia atendidos em Unidades de Atenção Primária à Saúde de Campinas-SP, sendo parte de um relato de experiência da Iniciação Científica em um curso de Medicina. Integrando o projeto “Análise de Graus de Autonomia em Pacientes com Diagnóstico de Esquizofrenia Atendidos em Unidades Básicas de Saúde do Município de Campinas-SP”, esta pesquisa utilizou a Escala Camberwell de Avaliação de Necessidades (CAN) para analisar a autonomia de pacientes diagnosticados com esquizofrenia atendidos pela rede pública de saúde de um município paulista de grande porte. Diante dos 22 domínios avaliados por essa escala, nosso foco foi em Relações Íntimas e Moradia, sendo complementados por uma entrevista semiestruturada com os participantes do estudo, além de uma pesquisa eletrônica em bases de dados da área sobre esses temas. A amostra foi composta por pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos e com diagnóstico de F20-29 – Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes – vinculados a um Centro de Atenção Psicossocial tipo III e atendidos em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), de região periférica, por pelo menos três anos. Como resultados, a pesquisa eletrônica encontrou 14 estudos identificados, SciELO (n = 11) e LILACS (n = 10), sendo sete estudos duplicados. Na sequência, o cronograma do projeto indicava o início da pesquisa de campo junto à UBS no mês de abril de 2020, após a submissão/aprovação do estudo pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Todavia, devido à situação de Pandemia em março de 2020, que persiste até o atual momento, não foi possível a implementação deste estudo, ainda mais em nossos participantes que se mostraram pouco familiarizados e/ou sem acesso a dispositivos com conexão à internet para realizarem a pesquisa remotamente. No entanto, mesmo diante desses impedimentos, a Iniciação Científica proporcionou frequentar aulas de Metodologia Científica, reuniões a respeito do Comitê de Ética e aulas com a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da nossa instituição, além de elaborarmos um Projeto de Pesquisa com fundamentação teórico e factível em um mundo pós-pandêmico. Enfim, apesar das dificuldades iniciais em relação à parceria entre Instituição de Ensino Superior e os campo de intervenção na UBS – reduzidos nas reuniões entre as pesquisadoras e a área técnica da prefeitura – e o impedimento maior por conta da pandemia, tivemos uma experiência formativa enriquecedora como pesquisadoras, sendo o projeto um legado para a produção futura de conhecimento para a área e benesses para a comunidade como um todo.

References

Furtado JP, Nakamura E, Generoso CM, Guerra AM, Campos FB, Tugny AD. Inserção social e habitação: um caminho para a avaliação da situação de moradia de portadores de transtorno mental grave no Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2010;14:389-400.

Furtado JP, Tugny AD, Baltazar AP, Kapp S, Generoso CM, Campos FC, et al. Modos de morar de pessoas com transtorno mental grave no Brasil: uma avaliação interdisciplinar. Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18:3683-93.

Gomes C. O cuidado ao usuário com transtorno psicótico: estudo de caso de um Centro de Saúde de Campinas/SP [master’s thesis]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas; 2019.

Kinoshita RT. Contratualidade e Reabilitação Psicossocial. In: Pitta AMF, organizator. Reabilitação Psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec; 1996, p. 55-59.

Onocko RTC, Furtado JP. Entre a saúde coletiva e a saúde mental: um instrumental metodológico para avaliação da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, 2006; 22, 1053-1062.

Organização Mundial da Saúde – OMS. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Critérios diagnósticos para pesquisa. Porto Alegre: Artes Médicas; 1998.

Saraceno B. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. In: Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Rio de Janeiro: Editora Te Corá; 1999. p. 176.

Schlithler ACB, Scazufca M, Busatto G, Coutinho LMS, Menezes PR. Confiabilidade da versão brasileira da escala Camberwell de Avaliação de Necessidades (CAN) em casos incidentes de psicoses em São Paulo, Brasil. Brazilian Journal of Psychiatry, 2007;29(2):160-163.

Silva RCBD. Esquizofrenia: uma revisão. Psicologia USP, 2006; 17, 263-285.

Silva AM, Santos CA, Miron FM, Miguel NP, Furtado CC, Bellemo AIS. Esquizofrenia: uma revisão bibliográfica. UNILUS Ensino e Pesquisa, 2016;13(30):18-25.

Published

2022-02-22

How to Cite

CRISTO, R. H.; MAIOLINI, G. M.; BONAFÉ, C. M.; TRAPÉ, T. L. Relações íntimas e o conceito de moradia em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia atendidos em unidades básicas de saúde de Campinas-SP: relato de experiência / Intimate relationships and the concept of housing in patients diagnosed with schizophrenia treated in basic health units in Campinas-SP: experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 3522–3531, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n1-305. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44456. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers