Síndrome de Burnout em profissionais e acadêmicos da saúde: uma revisão narrativa / Burnout Syndrome in healthcare professionals and abstracts: a narrative review

Authors

  • Gabriel Lins de Oliveira
  • Thamye Mariane Hayakawa
  • Amanda Diniz Bonfim Coutinho
  • Ana Clara Wimmer Macedo
  • Mariana Souza Barbo de Siqueira
  • Maria Valentina Ladeira Salomão
  • Maria Fernanda Mouro
  • Bárbara Neves dos Santos
  • Rafaella de Oliveira Andrade
  • Matheus Neres Batista

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-338

Keywords:

síndrome de burnout, saúde mental, psiquiatria.

Abstract

O termo burnout foi criado no ano de 1974 pelo pesquisador inglês Herbert Freudenberger (1926-1999). Traduzido para o português, a Síndrome de Burnout (SB) ou "Esgotamento Profissional" significa queimar-se por completo, remete-se a um quadro de clímax mental onde o paciente perde o controle mental e deixa-se levar para um isolamento tanto profissional quanto pessoal. A SB é uma Síndrome psiquiátrica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal que pode acometer profissionais cujo trabalho requer contato direto com o público. A SB é reconhecida mundialmente como um dos grandes problemas psicossociais que afetam a qualidade de vida de profissionais de diversas áreas, principalmente daquelas que envolvem cuidados com saúde, educação e serviços humanos, gerando uma importante questão ocupacional e social. O objetivo desta revisão é mostrar a predominância da síndrome no Brasil e em outros países, considerando sua prevalência, possíveis fatores de risco para seu desenvolvimento  e consequências para o indivíduo e a organização em que trabalha.  O presente estudo é uma revisão narrativa, sendo utilizado o banco de dados:  PubMed (US National Library of Medicine),  SciELO (Scientific Electronic Library Online) e BJD (Brazilian Journal of Development). Foram utilizados os seguintes unitermos: “síndrome de burnout”, “Saúde Mental”, “Psiquiatria”. O trabalho é uma atividade que pode ocupar grande parcela do tempo de cada indivíduo e do seu convívio em sociedade. Dejours (1992) afirmava que o trabalho nem sempre possibilita realização profissional. Pode, pelo contrário, causar problemas desde insatisfação até exaustão. Estudos mostram que o desequilíbrio na saúde do profissional pode levá-lo a se ausentar do trabalho (absenteísmo), gerando licenças por auxílio-doença e a necessidade, por parte da organização, de reposição de funcionários, transferências, novas contratações, novo treinamento, entre outras despesas. Desse modo, assim como a lucratividade, a qualidade dos serviços prestados e o nível de produção fatalmente também são afetados. A SB é um grave problema de saúde pública e faz-se necessário, portanto, a sua divulgação para conhecimento por parte dos profissionais que cuidam dos trabalhadores e por parte da população em geral. O conhecimento é um passo inicial e decisivo na implementação de medidas para extirpação ou minimização de suas consequências.

References

- OLIVEIRA, S.M. D. et al. Fluxo do esgotamento: interrogando o processo de produção do tempo/cansaço no internato médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 22 de janeiro. 2021.

- ALVARES, M. E.M. et al. Síndrome de Burnout entre profissionais de saúde em unidades de terapia intensiva: estudo transversal de base populacional. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 32, p. 251-260, 13 jul. 2020.

-PINHEIRO, J. P. et al. Associação da empatia e do estresse ocupacional com o burnout em profissionais da atenção primária à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 3635-3646, out. 2020.

- LUNA, B.M. G. et al. A ocorrência da síndrome de Burnout entre profissionais de saúde / A ocorrência da síndrome de Burnout entre os profissionais de saúde. Revista Brasileira de Saúde Revisão, v. 4, n. 2, p. 4808-4814, 9 mar. 2021.

- PERNICIOTTI, P. et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 35-52, jun. 2020.

- RIBEIRO, L. M. et al. Síndrome de burnout em profissionais de saúde antes e durante a pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 12, n. 11 p. 1-10, nov. 2020

- ANVERSA, M. B. et al. A prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina do distrito federal. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49480–49497, 22 jul. 2020.

Published

2022-04-28

How to Cite

DE OLIVEIRA, G. L.; HAYAKAWA, T. M.; COUTINHO, A. D. B.; MACEDO, A. C. W.; DE SIQUEIRA, M. S. B.; SALOMÃO, M. V. L.; MOURO, M. F.; DOS SANTOS, B. N.; ANDRADE, R. de O.; BATISTA, M. N. Síndrome de Burnout em profissionais e acadêmicos da saúde: uma revisão narrativa / Burnout Syndrome in healthcare professionals and abstracts: a narrative review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 7862–7871, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n2-338. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47195. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers