Violência obstétrica: racismo estrutural e patriarcalismo como fatores que invisibilizam o sofrimento de mulheres negras

Obstetric violence: structural racism and patriarchy as factors that make the suffering of black women invisible

Authors

  • Jordany Molline Silva
  • Isadora de Oliveira Rabelo
  • João Raphael Calil Lemos Araújo
  • Julli Martins Peixoto
  • Kellen Cristine Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n4-110

Keywords:

saúde reprodutiva, violência obstétrica, racismo

Abstract

Introdução: Consequência de uma estrutura de poder discriminatória, o racismo institucional perpassa todos os níveis da atenção à saúde e é predisponente da vulnerabilidade das mulheres negras no que tange sobretudo à saúde reprodutiva. Desse modo, o viés racial é um importante fator de risco para a violência obstétrica nessa população. Objetivo: o presente artigo analisa a produção científica sobre a temática visando avaliar a influência atribuída ao viés racial na determinação da violência obstétrica dentro do contexto do período gravídico-puerperal. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, com buscas realizadas nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE via PubMed), Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que permite a busca simultânea em plataformas, como sciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de dados em Enfermagem).  Para isso, utilizaram-se os seguintes  descritores na língua inglesa: “black”, “women”, “obstetrics”, “violence”, “racism”, “reproductive health” e “women's health”, sendo que a correlação destes foi feita a partir do operador booleano AND. Resultados: Foram encontrados 210 artigos, dos quais foram excluídos 137 a partir da leitura dos títulos, resumos e adequação aos critérios de inclusão, portanto foram lidos 73 artigos na íntegra, que, dentre esses, 17 responderam adequadamente à pergunta norteadora e foram selecionados para o estudo. Conclusão: A partir da revisão sobre a temática da violência obstétrica observou-se uma escassez ímpar de estudos, o que denuncia a necessidade de trazer à luz dos debates em saúde o tema em questão, sobretudo com enfoque no viés étnico/racial, visando uma assistência em saúde no ciclo gravídico-puerperal mais humanizada e satisfatória.

Published

2022-07-28

How to Cite

SILVA, J. M.; RABELO, I. de O.; ARAÚJO, J. R. C. L.; PEIXOTO, J. M.; PEREIRA, K. C. Violência obstétrica: racismo estrutural e patriarcalismo como fatores que invisibilizam o sofrimento de mulheres negras : Obstetric violence: structural racism and patriarchy as factors that make the suffering of black women invisible. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 13313–13333, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n4-110. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50667. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers