Efeitos tóxicos de drogas de abuso lícitas: aspectos técnicos na análise forense do alcaloide 1,3,7-trimetilxantina (cafeína)

Toxic effects of legal drugs of abuse: technical aspects in the forensic analysis of the alkaloid 1,3,7-trimethylxanthine (caffeine)

Authors

  • Cathia Delmaschio Araújo
  • Felipe Porto Santana
  • Daniel de Athayde Campos
  • Ruan Espindola Viana
  • Emília Tostes Padilha
  • Jéssica Fernandes de Souza
  • Thamyris Almeida Moreira
  • Bianca Silveira da Costa
  • Gilson Viana da Silva
  • Cassius de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n5-136

Keywords:

cafeína, bioestimulantes, intoxicação, gestantes, anorexia nervosa

Abstract

A Toxicologia forense permite um conjunto de condutas acerca das intoxicações por drogas de abuso como a cafeína, substância apreciada por suas ações estimulante, anorexígena e diurética, especialmente por portadores de anorexia nervosa (AN). Diferentes estudos relatam os benefícios das xantinas frente à patologias e distúrbios como a apneia do recém-nascido, depressão, doença de Alzheimer, de Parkinson, por exemplo. Em paralelo, evidenciam também a possibilidade de causar tolerância, dependência, abstinência e intoxicação. Podendo, inclusive, ser fatal para alguns indivíduos, sobretudo quando em associação a outras drogas. Diante das evidências, o objetivo deste trabalho foi o de gerar discussão, conscientização e desenvolvimento de medidas de prevenção à dependência e intoxicação, seguindo manual detalhado e padronizado de boas práticas, no que tange os cuidados com analitos. Para tanto, foi realizada uma revisão literária a fim de contextualizar o problema do uso irracional de drogas lícitas, como a 1,3,7-trimetilxantina, criando base para argumentação. Os resultados obtidos mostram que a cafeína é rapidamente absorvida, atravessando as barreiras placentárias e hemato-encefálicas. Seu mecanismo de ação inclui a inibição das fosfodiesterases e o antagonismo competitivo pelos receptores de adenosina, portanto possui atividade coanalgésica, termogênica e estimulante dos sistemas respiratório (SR) e nervoso central (SNC). Seu uso por gestantes, crianças e pessoas com déficit nutricional não é seguro; com risco de má formação intrauterina e perda da homeostase. Devido a dose letal ser de 10 gramas, a morte por overdose em organismos saudáveis é rara, mas pode ocorrer em fetos e no uso irracional, pois sua toxicidade depende da concentração, tempo de exposição, estado nutricional e associações de drogas, como álcool e ecstasy. Além disso, erros técnicos são cometidos durante a investigação das matrizes, prejudicando a investigação dos analitos. Estes dados reforçam a problemática levantada e medidas educativas devem ser tomadas para reduzir o consumo: com a inclusão de alertas sobre os riscos nas embalagens de produtos com xantinas. A reabilitação de anoréxicos deve ser monitorada. Há aumento no número e complexidade dos analitos, portanto, para resultados e laudos fidedignos, as investigações toxicológicas devem ser padronizadas. Assim, a toxicologia pode agregar valores aos desafios acerca das drogas de abuso, a fim de promover qualidade de vida à população.

References

ABREU, C; FILHO, R. Anorexia nervosa e bulimia nervosa: abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia. Rev. Psiq. Clin. 31 (4); 177-183, São Paulo, 2004.

BORDIN, D. C. M. et al.Amostras biológicas com interesse forense. Scientia Chromatographica 2015; 7(2):125-143.

CARVALHO, E. A. A. et al. Uso de cafeína em crianças e adolescentes. Rev Med Minas Gerais 2018; 28: e-1983.

CARVALHO, V. et al. Toxicologia post mortem. Atheneu, São Paulo, 2014.

FAGUNDES, A. Análise toxicológica de suplementos alimentares e compostos emagrecedores contendo salicina, efedrina, p-sinefrina e cafeína. Dissertação de mestrado em Ciências Farmacêuticas, Porto Alegre, 2016.

GUERRA, F. G., et al. Cafeína e esporte. RevBras Med Esporte _ Vol. 6, Nº 2 – Mar/Abr, 2000.

MARIA, C; MOREIRA, R. Cafeína: revisão sobre métodos de análise. Quim. Nova, Vol. 30, No. 1, 99-105, 2007.

OLSON, K, BENOWITZ, N. Manual de toxicologia clínica. AMGH Editora LTDA. RS, 2014.

PACHECO, A. et al. Consumo de cafeína entre gestantes e a prevalência do baixo peso ao nascer e da prematuridade: uma revisão sistemática. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(12):2807-2819, dez 2007.

PONTES, H. O. Interacções toxicológicas entre o álcool e a ecstasy. Estudos in vivo e in vitro.

RANG, H.P. et Al. RANG & DALE: Farmacologia. 8ª Edição, São Paulo, Elsevier Editora LTDA. 2016.

SOUZA, C. Toxicologia forense e social. FERLAGOS, RJ, 2021.

TAVARES, C; SAKATA, R. K. Cafeína para o tratamento de dor. Revista Brasileira de Anestesiologia Vol. 62, No 3: 387-401, Maio-Junho, 2012.

Published

2022-09-21

How to Cite

ARAÚJO, C. D.; SANTANA, F. P.; CAMPOS, D. de A.; VIANA, R. E.; PADILHA, E. T.; DE SOUZA, J. F.; MOREIRA, T. A.; DA COSTA, B. S.; DA SILVA, G. V.; DE SOUZA, C. Efeitos tóxicos de drogas de abuso lícitas: aspectos técnicos na análise forense do alcaloide 1,3,7-trimetilxantina (cafeína): Toxic effects of legal drugs of abuse: technical aspects in the forensic analysis of the alkaloid 1,3,7-trimethylxanthine (caffeine). Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 19256–19262, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n5-136. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52330. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers